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Fernando Guerreiro

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Quais os riscos de ser um "atleta de fim semana"?

Fernando Guerreiro

07/07/2018 04h00

Crédito: iStock

Algumas pessoas que dizem não ter tempo para fazer exercícios durante a semana costumam "aproveitar" o sábado e o domingo para compensar o sedentarismo. Não há problema nisso, desde que você não queira bancar o super-herói ao encarar um treino em ritmo insano. Ou se "matar" de tanto correr na pelada com os amigos.

Se já fez isso e passou algumas horas dando o "seu melhor" na esteira da academia ou na quadra de futebol, você deve se lembar bem como acordou no outro dia, não é? Todo dolorido, cansado e, às vezes, até lesionado.

O perigo de ser um atleta de fim de semana está justamente em exigir do corpo um esforço muito maior do que ele suporta e está acostumado a fazer.

Guerreiro, devo parar então de fazer exercício só uma vez na semana? Não, não pare, você deve continuar com seu final de semana ativo. Porém, busque uma rotina semanal que proporcione mais qualidade e segurança para o seu final de semana.

Você não precisa de muito tempo –ou gastar um dinheiro que você não tem com academia — para se condicionar para a pela com os amigos, o trote no parque com a namorada ou até uma prova de corrida curta (de até 5 km, por exemplo).

Treinos curtos e intensos vão proporcionar condicionamento físico, ganho de força muscular e resistência cardiovascular, e você vai sentir toda a diferença.

Academia para quê?

A não ser que você busque um alto rendimento, você pode se preparar com treinos rápidos em casa mesmo, fazendo exercícios como agachamento, flexão de braços, pular corda, abdominais. Ou treinar na escada do seu prédio ou no quarteirão em que mora. Há vários aplicativos com programas de treinos curtos e intensos, que podem ser feitos em qualquer lugar. Eles mostram como executar os movimentos e montam sua rotina, assim você diminui o risco de lesões e pode aumentar os ganhos. Mas, obviamente, contar com a orientação de um profissional da área sempre será a melhor opção.

Viu só como algumas táticas supersimples podem fazer muita diferença?

Aproveite seu final de semana, mas prepare-se bem durante a semana para isso.

Sobre o autor

Fernando Guerreiro é formado em Educação Física, especializado em treinamento funcional e ultramaratonista. Também é head coach da We Move Brasil, equipe especializada em desenvolver um estilo de vida saudável e transformador.

Sobre o Blog

Dicas e mensagens motivacionais para os homens que desejam melhorar a cada dia seu estilo de vida através da atividade física. Um espaço para tirar dúvidas e também para encontrar a motivação que o levará a quebrar barreiras físicas e mentais.