Topo

Fernando Guerreiro

Quer aumentar a performance e diminuir lesões? Aqueça bem antes do treino

Fernando Guerreiro

23/06/2018 04h00

No frio, aquecer o corpo para o treino se torna tão difícil quanto sair da cama para fazer exercício. Mas você sabe a importância de um bom aquecimento antes de uma carga de treino forte? E qual a melhor maneira de preparar o corpo para a atividade física?

A primeira coisa é saber diferenciar o aquecimento do alongamento. Alongar até pode fazer parte da sua série de aquecimento, mas fazer somente isso não é suficiente para deixar os músculos e o organismo prontos para um exercício intenso.

Um bom aquecimento pode mesclar exercícios aeróbicos leves (um "trotezinho"), de mobilidade articular e muscular, além de alongamentos leves e movimentos técnicos ou educativos específicos da sua modalidade.

Para muitos, o aquecimento é o momento mais chato treino, e acaba rolando aquele famoso "miguezinho"… Espero que você não seja um desses. Mas, se for, depois de entender melhor a importância do aquecimento duvido que você queira pular essa parte do treinamento. Vamos ao que interessa?

Estas são algumas das características que tornam o aquecimento indispensável:

  • Proporciona a aceleração da frequência cardíaca de forma gradual, preparando o sistema cardiovascular para o treino.
  • Aumenta o fluxo sanguíneo para os músculos ativos, eleva a temperatura corporal e dos tecidos musculares.
  • Proporciona maior capacidade de alongamento do tecido muscular.
  • Gera estímulos para que os músculos se contraiam e relaxem com mais rapidez e eficiência, prevenindo lesões.
  • Acelera a liberação de energia no organismo.
  • Diminui a tensão muscular, isso permite executar movimentos mais eficientes.
  • Prepara psicologicamente para o início da sessão de treino.

E pra quem mesmo assim acha chato o aquecimento, existem formas muito dinâmicas e rápidas que vão deixar seu corpo preparado para a "pancada do treino".

Importante lembrar que treinar com a orientação de um profissional de educação física sempre garante mais eficiência e qualidade nos exercícios, e ainda traz  segurança para a prática de atividade física.

Sobre o autor

Fernando Guerreiro é formado em Educação Física, especializado em treinamento funcional e ultramaratonista. Também é head coach da We Move Brasil, equipe especializada em desenvolver um estilo de vida saudável e transformador.

Sobre o Blog

Dicas e mensagens motivacionais para os homens que desejam melhorar a cada dia seu estilo de vida através da atividade física. Um espaço para tirar dúvidas e também para encontrar a motivação que o levará a quebrar barreiras físicas e mentais.