Topo
Fernando Guerreiro

Fernando Guerreiro

Categorias

Histórico

Além dos resultados físicos: esporte também ensina e une as pessoas

Fernando Guerreiro

2016-06-20T18:04:00

16/06/2018 04h00

Crédito: iStock

Mais do que promover um estilo de vida saudável, o esporte pode ser um meio de abertura para novas experiências e descobertas. Inclusão social, conhecimento cultural, conscientização ambiental, todas essas ações podem ser conectadas com a prática esportiva.

O esporte é um portal essencial para unir a educação, a cultura e a saúde, é um instrumento que faz a conexão entre a infância e a vida adulta, o que deve sempre ser incentivado. Ter a disciplina de praticar regularmente um exercício físico auxilia no desenvolvimento social e também prepara a criança para o futuro, mostrando valores que serão importantes na sua vida adulta. Por meio da atividade física é possível explorar respeito, amizade, excelência, disciplina, coragem, igualdade, determinação e inspiração, e até falar sobre o bullying, drogas, nutrição ou meio ambiente.

Enfrentar situações adversas e aprender lições delas é um dos maiores benefícios que o esporte proporciona para seus praticantes, especialmente em sua infância e adolescência. Ser vitorioso é importante para adquirir confiança, mas as maiores lições são ensinadas em outros cenários. Expor as crianças desde cedo a essas experiências proporciona o entendimento de que nem sempre as coisas acontecem do jeito que gostariam. E o esporte coletivo traz o fato de que em um momento de adversidade, a criança encontrará apoio no grupo. No futuro, crianças que experimentaram isso saberão lidar muito melhor com adversidades e ainda terão em si um senso coletivo para dar suporte a quem necessita.

Encontrar na atividade física mais do que um culto ao corpo, tornando os treinos mais do que um momento de busca excessiva por resultados estéticos pode proporcionar aos seus praticantes um encontro com o desconhecido. Dificilmente veremos pessoas tão disciplinadas como atletas, isso porque o esporte desperta um senso de responsabilidade em cumprir tarefas do dia a dia. Em tudo o que você se conectar vai dar seu melhor, seu empenho será corajoso, tanto nas atividades que diz respeito as suas conquistas como as que envolvem um grupo que necessita de sua determinação e inspiração.

Colocar em pratica os valores do esporte, ainda mais o coletivo, em tudo o que você faz o torna mais conectado com as pessoas ao seu redor e o leva a entender e respeitar as diferenças e limitações.

Ser um esportista que busca um estilo de vida equilibrado é colocar em suas metas a qualidade de vida, cuidando da sua alimentação, tomando cuidado com as substâncias consumidas. E por falar em consumo, um estilo de vida equilibrado também tem uma preocupação com o meio ambiente, um consumo consciente daquilo que um dia pode se extinguir e o que estamos deixando para as próximas gerações.

Entender o esporte como a oportunidade de transformar o mundo não seria exagero, desde que o melhor de cada um seja sempre doado dentro e fora dos treinos.

Sobre o autor

Fernando Guerreiro é formado em Educação Física, especializado em treinamento funcional e ultramaratonista. Também é head coach da We Move Brasil, equipe especializada em desenvolver um estilo de vida saudável e transformador.

Sobre o Blog

Dicas e mensagens motivacionais para os homens que desejam melhorar a cada dia seu estilo de vida através da atividade física. Um espaço para tirar dúvidas e também para encontrar a motivação que o levará a quebrar barreiras físicas e mentais.