Fernando Guerreiro

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Ir além do seu limite é superação ou um passo para sofrer uma lesão?

Fernando Guerreiro

12/05/2018 04h00

Crédito: iStock

Você já sentiu um grande desconforto durante seu treino ou prova e não ligou para isso com a mentalidade de que deveria superar essa dor e manter o foco pra chegar até o fim da missão?

Pois é, nós fomos educados a vencer e nunca desistir. Vencer a preguiça, o cansaço, o calor, o frio, a chuva. A superar tudo o que pode nos atrapalhar na busca pelas conquistas tão almejadas. E desistir da missão para muitos é motivo de vergonha, até por esse motivo as pessoas não abrem mão de ir até o fim, mesmo que isso seja sacrificante.

Particularmente, eu amo essa determinação, esse foco inabalável. É uma característica básica para quem deseja chegar mais longe. No entanto, justamente por esse desejo, precisamos tomar alguns cuidados básicos pra que a jornada não seja interrompida por causa de lesões.

Muitas vezes, as dores que exigem uma superação maior do que a normalmente entregue no treino podem ser um sinal do corpo, que está tentando dizer que uma lesão se aproxima. Por isso, é melhor você aliviar a carga do exercício naquele momento.

Você já notou que a maioria das pessoas que tem de ficar meses longe dos treinos começaram a reclamar de pequenas dores muito tempo antes? E isso nunca teve a merecida atenção e cuidado.

Prestar atenção no que o corpo está dizendo antes, durante e depois das sessões de treino é parte fundamental do treinamento. É importante conhecer seu corpo e saber quando e como você pode exigir um pouco mais dele ou aliviar na intensidade. Saber diferenciar os limites que promovem crescimento dos limites que  colocam em risco seu corpo é uma linha tênue que vai manter você no esporte ou afastá-lo por um longo tempo.

Esse cuidado com a carga de treino, intensidade e volume é o que torna tão importante o profissional de educação física, uma pessoa preparada para ajudar você a melhorar sua performance sem se lesionar. Portanto, quando traçar suas metas, seja uma prova de corrida, seja transformar seu estilo de vida, procure alguém capacitado para auxiliá-lo.

Recentemente eu fiz duas maratonas (42,195 km) no mesmo mês –na verdade, foi em uma semana após a outra. E já no próximo mês participarei de mais uma maratona. Isso tudo com muita alegria, muito emoção, sem dores e sem lesões. Nos últimos três anos eu comecei uma preparação física e mental que me permitisse experimentar coisas assim e ter um resultado positivo. Nesse processo, passei por muita coisa e aprendi muitas outras. São anos de muito aprendizado e muita maturidade. Percebi que para isso precisaria deixar de lado algumas loucuras de treino e me privar de coisas da minha vida social para priorizar muito o descanso e a recuperação.

Como sempre digo: “não precisa ser super-herói.” Não será em um mês que você vai correr sua primeira maratona ou levantar 100 kg no supino. Tudo isso exige um processo, muito tempo e muita determinação. Encontre prazer no processo, e quando você atingir seus objetivos estará muito mais feliz e muito mais motivado pra algo maior ainda.

Sobre o autor

Fernando Guerreiro é formado em Educação Física, especializado em treinamento funcional e ultramaratonista. Também é head coach da We Move Brasil, equipe especializada em desenvolver um estilo de vida saudável e transformador.

Sobre o Blog

Dicas e mensagens motivacionais para os homens que desejam melhorar a cada dia seu estilo de vida através da atividade física. Um espaço para tirar dúvidas e também para encontrar a motivação que o levará a quebrar barreiras físicas e mentais.

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Não pode correr por causa do impacto? Veja boas opções de treino aeróbico

Quando falamos em treinos para emagrecimento, logo vem na cabeça a corrida, certo? E realmente a corrida tem uma eficiência incrível em queimar aquelas gordurinhas. E como aquelas pessoas que sentem dores fortes principalmente nos joelhos podem praticar algum exercício que a leva a perder peso e melhor seu condicionamento físico? Se você é uma dessas pessoas, hoje vou passar pra você opções muito simples e tão eficazes quanto a corrida. Toda academia, seja grande ou aquela academia pequena de prédio tem uma bicicleta ergométrica, e na maioria das vezes ninguém utiliza a pobre coitada, a preferência total é pras esteiras. Essa bicicleta indoor pode proporcionar uma queima calórica tão alta quanto a corrida, tudo depende do quanto de esforço você vai aplicar no treino. E pra você que sente dores durante exercícios de impacto fique tranquilo, com o ajuste correto essa bike vai te deixar muito confortável para pedalar sem dores, e ainda promover um possível diminuição das dores, dependendo do seu caso clínico de dores. E o que é mais legal, todas as bikes, exceto aquelas de spinning, já vem com programas de treino prontos, então você pode escolher qual será o estimulo que será aplicado na sua sessão do dia. É uma questão de empenho pra gerar desempenho. Então, sem dores nos joelhos, boas calorias queimadas promovendo também um fortalecimento muscular. Outra boa opção pra quem não pode treinar com impacto é o transport, ou elíptico. Talvez poucos conheçam por nome, mas é um aparelho altamente eficiente na queima calórica, além de que estimula muito a musculatura dos membros inferiores. Esse transport é aquele exercício que parece que está esquiando, com os dois braços de apoio que parecem com duas antenas. Então esse aparelho estranho tem muitos benefícios a trazer pra você que não pode correr. Além de ter os mesmo programas das bikes, como variação de carga simulando subidas, você pode ter uma variação de velocidade, ou até mesmo os dois juntos, tudo depende do programa selecionado e também do seu esforço durante a sessão, esse aparelho permite que os braços sejam estimulados durante o treino, o que torna sua sessão mais intensa ainda. Olha ai, duas opções muito simples que são altamente eficientes que vão te ajudar a treinar pesado sem se preocupar com as dores. Agora aproveita as dicas, vai lá pra sua academia e quebra tudo.

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