Topo

Fernando Guerreiro

Você sabe transformar sua motivação para treinar em resultado sustentável?

Fernando Guerreiro

28/04/2018 04h00

Crédito: iStock

Muitas vezes, o que motiva você a dar início a algum exercício não faz com que você sustente o exercício por muito tempo. Não é verdade? Independentemente das razões que nos fazem dar o ponta pé inicial –como ter saúde e perder peso — quase sempre precisamos de algo a mais para nos sustentarmos nessa jornada de treinos quase diários, em busca de maior qualidade de vida e performance.

É legal lembrar que o mais importante você já tem, que é a motivação, a vontade de fazer alguma coisa por você. Com isso, você só precisa de alguns pontos práticos para ter uma rotina sustentável –ou seja, que consegue manter para sempre.

Um fator que deve ser levado a sério quando se trata de lifestyle sustentável é deixar a fixura por resultados milagrosos. Sabe aqueles quilos que você quer perder em três dias pra estar bem na praia no final de semana? Ou marcar uma corrida de 10 km com os amigos no próximo mês, sendo que nunca correu 5 km… Quando você deseja ter resultados que permaneçam proporcionando alegria, deve pensar com cautela, para que a sua motivação não seja um desespero e sim a transformação continua.

Outra coisa que deve ser feita é alinhar a realidade com as expectativas. Ter uma meta inspiradora pode ser muito bom, desde que ela seja atingível. Caso contrário, ao decorrer da busca pelos resultados você terá frustrações com suas conquistas e sua motivação pode diminuir conforme demora para chegar ao resultados.

Saber o limite do seu corpo durante o treino também é importante. Não adianta ir segunda-feira à academia, se acabar durante horas e depois passar a semana toda sem voltar por que está muito cansado ou dolorido. A frase devagar e sempre funciona muito bem para quem deseja ter estímulos e evoluções contínuas.

Talvez, essa seja a dica mais legal… Quem de vocês já fez um treino que achou um tédio? Ou pensou que ia morrer no meio da sessão? Ou simplesmente disse "isso não é para mim"? Encontrar uma atividade que faça você se sentir bem é extremamente importante. Além de aproximar você dos resultados, fará você se sentir bem, feliz. Fará com que você acorde cedo e tenha prazer de treinar, ou vá feliz para academia feliz mesmo depois de um dia cansativo no trabalho. Fazer o que você gosta vai promover muitas conquistas.

Por fim, encontre pessoas com objetivos similares aos seus. Elas serão suas ajudantes e você será o ajudante delas. Um incentivando e cobrando o outro na disciplina e na dedicação. Assim, todos ganham juntos. Mas, sozinho ou em grupo, treine sempre para você, paro seu resultado, para sua alegria, para sua saúde… Não há nada mais sustentável do que fazer algo ótimo por você.

Sobre o autor

Fernando Guerreiro é formado em Educação Física, especializado em treinamento funcional e ultramaratonista. Também é head coach da We Move Brasil, equipe especializada em desenvolver um estilo de vida saudável e transformador.

Sobre o Blog

Dicas e mensagens motivacionais para os homens que desejam melhorar a cada dia seu estilo de vida através da atividade física. Um espaço para tirar dúvidas e também para encontrar a motivação que o levará a quebrar barreiras físicas e mentais.