Topo

Fernando Guerreiro

Fazer uma avaliação física garante saúde e melhores resultados no treino

Fernando Guerreiro

24/03/2018 04h00

Crédito: iStock

Com o constante crescimento do movimento fitness, também aumentaram as ofertas de avaliações físicas mais detalhadas, que além de medir o percentual de gordura e o condicionamento conseguem dar um direcionamento mais específico para quais modalidades são mais apropriadas para determinados objetivos.

Em algumas cidades do Brasil existe uma lei que exige que antes de começar alguma prática esportiva em academias, clubes ou grupos seja feito um exame com um médico. Já outros municípios não têm essa obrigação. Mesmo assim, você já deve ter feito o famoso exame médico, que nada mais é do que uma breve avaliação feita por um médico que libera ou veta a sua prática de atividade física. Recentemente, alguns questionários também foram criados, em que o próprio praticante responde a perguntas e se responsabiliza por estar apto a praticar suas modalidades. Isso serve apenas como cumprimento da lei ou para tirar a responsabilidade de quem oferece o treinamento. Portanto, se qualquer coisa acontecer aos seus clientes, o médico ou o cliente são responsabilizados, e esse exame não traz diagnósticos mais apurados e detalhados. Por isso a importância de uma avaliação física.

Infelizmente, essas avaliações ainda não têm sido levadas a sério quanto deveriam. Além de promoverem melhores resultados na perda de peso, ganho muscular ou de condicionamento físico, os exames indicam desvios posturais e podem indicar algumas restrições que evitam lesões e até salvam vidas.

Há inúmeros testes utilizados no mercado hoje em dia, desde os mais simples até os mais sofisticados. Independentemente de qual for a avaliação, o resultado é um instrumento básico de treinamento, que define o perfil do aluno e direciona os objetivos finais da atividadde.

Com base nas informações levantadas no exame, o treinador prescreve um programa de treinamento específico ao praticante, que permite alcançar seus objetivos e o motiva a continuar a prática da atividade física. Entre os testes mais importantes estão:

1 – Anamnese Um questionário que define o perfil psicossocial, físico e nutricional do praticante. Com a análise das respostas é feito a avaliação dos fatores de risco para o treino, do seu histórico físico, do seu estilo de vida e das recomendações médicas para a prática de atividade física.

2 – Testes passivos Colhem informações sobre o comportamento do corpo e definem os objetivos primários do treinamento, sua intensidade e os resultados esperados. Nesse teste são analisados: postura, medidas, circunferências, peso, altura, dobras, frequência cardíaca em repouso, pressão arterial etc.

3 – Testes ativos Avaliam as principais capacidades físicas do praticante e definem a prescrição da rotina dos treinos e os objetivos em longo prazo. Nesse passo são feitos: testes neuromotores (flexibilidade, força, coordenação, equilíbrio etc.) e testes metabólicos (resistência cardiovascular).

4 – Core test Avalia as condições da musculatura postural –o core, formado pela região lombar, abdominal e quadril–, muito exigida nos novos programas de treinamento.

5 – Dermatoglifia Mostra o potencial genético do aluno através da análise das impressões digitais. É usado para detectar talentos físicos natos. Após o resultado, o praticante é direcionado para determinados treinos em que é favorecido pela sua predisposição genética. Esse teste é utilizados mais em atletas de alta performance.

Então, se você deseja melhorar seus resultados estéticos e físicos de forma saudável e direcionada, procure um especialista nessa área e veja como pode ter muito mais evolução com a avaliação certa.

Sobre o autor

Fernando Guerreiro é formado em Educação Física, especializado em treinamento funcional e ultramaratonista. Também é head coach da We Move Brasil, equipe especializada em desenvolver um estilo de vida saudável e transformador.

Sobre o Blog

Dicas e mensagens motivacionais para os homens que desejam melhorar a cada dia seu estilo de vida através da atividade física. Um espaço para tirar dúvidas e também para encontrar a motivação que o levará a quebrar barreiras físicas e mentais.