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Fernando Guerreiro

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Melhore o rendimento da sua corrida usando a mente

Fernando Guerreiro

2001-12-20T17:10:46

01/12/2017 10h46

Franck Caldeira correndo na Rio 2007

A performance não depende exclusivamente de qualidades físicas, de uma boa condição nutritiva e boa qualidade técnica. É fundamental que o poder da mente seja trabalhado para que haja êxito na conquista dos objetivos.

Alguns fatores psicológicos muitas vezes são determinantes no resultado final de uma prova ou até mesmo no rendimento dos treinos –seja em atletas amadores ou em atletas profissionais. Desenvolver autoconfiança, motivação, disciplina, resistência, concentração e controlar as emoções pode fazer toda a diferença.

Sempre que existe uma alteração no planejamento dos treinos, surge aquele frio na barriga, que leva a pensar: 'Será que eu consigo? Acho que isso é demais pra mim'.

Sempre que eu começo uma preparação nova, com novos objetivos e buscando resultados mais desafiadores, eu sigo alguns passos e quero compartilhar com vocês hoje:

1. Trabalhe intensamente sua autoconfiança. Confie no seu potencial, confie que você capacidade física, técnica e mental o suficiente pra conquistar novos níveis. Acreditar em você é o princípio básico pra manter o foco.

2. Esteja sempre motivado, isso vai te ajudar a manter a disciplina para concluir os treinos diários. Sempre traçar pequenos desafios, trace metas a curto prazo, não exagere na dose pra não se frustrar, mas tenha constantemente variações nas sessões de treinos para não cair na monotonia.

3. Não perca seu foco, estar focado vai te manter constante nos treinos, e essa disciplina vai te levar a conquistar novos níveis, vai te promover determinação, força de vontade e capacidade de superação. Ser disciplinado vai te ajudar a lidar com situações de pressão, onde muitas das vezes você vai se deparar com obstáculos que são seus próprios limites.

4. O nível de concentração durante a pratica da corrida deve estar sempre no máximo, prestando atenção nas informações que o corpo transmite, como fadiga muscular, batimentos cardíacos elevados. Sempre alerta pra não fugir do plano estratégico, seja da prova ou do período de preparação.

5. Quem aqui já passou a noite que antecede uma prova acordado? Toda competição traz um aumento de tensão e isso é natural. Faça uma retrospectiva de tudo o que você passou para chegar até lá, todos os treinos e toda sua preparação. Isso faz com que sua confiança aumente e sua ansiedade diminua.

6. Simplesmente se divirta. Seja competitivo, mas nunca perca a alegria de correr. Ter bons resultados é importante, mas nada será melhor do que fazer isso com prazer, de uma forma leve e positiva. E fazer isso de forma gostosa ainda torna essa prática esportiva sustentável na sua vida, o que te fará realizado por mais tempo.

Coloque em prática essas dicas e me conta como foi a sua melhora nas atividades que pratica.

Sobre o autor

Fernando Guerreiro é formado em Educação Física, especializado em treinamento funcional e ultramaratonista. Também é head coach da We Move Brasil, equipe especializada em desenvolver um estilo de vida saudável e transformador.

Sobre o Blog

Dicas e mensagens motivacionais para os homens que desejam melhorar a cada dia seu estilo de vida através da atividade física. Um espaço para tirar dúvidas e também para encontrar a motivação que o levará a quebrar barreiras físicas e mentais.