Blog do Fernando Guerreiro http://fernandoguerreiro.blogosfera.uol.com.br Dicas e mensagens motivacionais para os homens que desejam melhorar a cada dia seu estilo de vida através da atividade física. Sat, 06 Jun 2020 07:00:08 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=4.7.2 Você está treinando adequadamente na quarentena? http://fernandoguerreiro.blogosfera.uol.com.br/2020/06/06/voce-esta-treinando-adequadamente-na-quarentena/ http://fernandoguerreiro.blogosfera.uol.com.br/2020/06/06/voce-esta-treinando-adequadamente-na-quarentena/#respond Sat, 06 Jun 2020 07:00:08 +0000 http://fernandoguerreiro.blogosfera.uol.com.br/?p=1179

Crédito: iStock

Se você abrir suas redes sociais agora, quantos treinos no feed ou ao vivo achará? Com certeza, muitos não é mesmo? E como saber se o treino que você está fazendo está adequado para os seus objetivos e necessidades?

Você consegue mensurar se a carga do treino, os exercícios ou as repetições estão adequadas para o seu condicionamento físico?

Por que esse assunto hoje?

Muitas pessoas sentem-se motivadas e desafiadas a começar alguma atividade física neste período. Porém, geralmente a nova rotina dura pouco tempo, pois a experiência no treino não é nada benéfica, pelo contrário, é assustadora.

Com o crescimento dos treinos via redes sociais, não é fácil saber qual escolher para começar. Com tantas opções, não sabemos se experimentamos aquele que parece ter uma “vibe legal”, o que está bombando de audiência ou aquele que parece trazer inúmeros benefícios para o momento.

Bom, a primeira coisa que você deve fazer antes de seguir um programa de atividade físicas online (ou presencial) é se certificar que o treinador online está apto para conduzir as atividades. Ou seja, a pessoa precisa ser um profissional de educação física e não alguém que “entende do assunto” pois tem o corpo definido e malha há anos com o personal X.

Já checou se o treino foi elaborado por um profissional capacitado? Então, o próximo passo antes de iniciar a atividade física é conversar com o treinador (pode ser por mensagem) e contar a ele suas necessidades e objetivos. Pergunte como será o treino, se é muito intenso e se é adequado para o seu nível de condicionamento.

Sinais que indicam que o treino não está adequado para você

Se nos dias após começar a se exercitar você sentir muitas dores –não aquela dor normal de treino, mas aquela que dificulta os movimentos ao ponto de ser difícil sentar na cadeira ou se mexer direito –, provavelmente a intensidade do treino não está adequada para você.

Você tem conseguido executar os exercícios com qualidade e segurança ou tem feito de qualquer forma, por não ter experiência com os movimentos propostos? Quando termina a sua sessão de treino, a sensação é de dever cumprido ou “o que eu tô fazendo aqui?”

Pense com cuidado nesses pontos. Se a resposta para os dois for sim, também é o caso de reavaliar a atividade escolhida e, talvez, buscar um outro treino.

Com um treino adequado para o seu condicionamento físico, certamente você irá conquistar inúmeros benefícios em curto e longo prazo, como fortalecimento dos ossos e músculos, melhora da resistência física, redução do estresse, melhora do humor e de quadros depressivos, controle da pressão arterial e da glicemia, melhora da qualidade do sono etc. Aproveite!

 

]]>
0
Pular corda é um ótimo exercício aeróbico; veja técnicas e dicas de treinos http://fernandoguerreiro.blogosfera.uol.com.br/2020/05/30/pular-corda-e-um-otimo-exercicio-aerobico-veja-tecnicas-e-dicas-de-treinos/ http://fernandoguerreiro.blogosfera.uol.com.br/2020/05/30/pular-corda-e-um-otimo-exercicio-aerobico-veja-tecnicas-e-dicas-de-treinos/#respond Sat, 30 May 2020 07:00:32 +0000 http://fernandoguerreiro.blogosfera.uol.com.br/?p=1167

Crédito: iStock

Você sente saudade terminar o seu treino suado, gotejando? Sente saudade de um treino de alta intensidade, ou apenas de um treino aeróbico? Pois sabia que pular corda é uma ótima opção para trabalhar o condicionamento cardiorrespiratório nesse momento em que estamos em casa, evitando modalidades ao ar livre como correr e pedalar.

Por ser um exercício usado no aquecimento de diversas modalidades –e um ótima brincadeira de criança –, muitas pessoas não consideram pular corda um treino em sim. Mas dá para fazer, sim, um treino muito intenso e completo só pulando corda. Veja alguns benefícios dele:

  • Fortalece a musculatura das pernas;
  • Melhora o condicionamento aeróbico e a resistência física;
  • Trabalha a agilidade;
  • Desenvolve o equilíbrio e a coordenação motora;
  • Trabalha o core (região abdominal);
  • Proporciona um grande gasto calórico.

Um estudo mostra que em uma hora pulando corda você queima aproximadamente 800 calorias –ok, sei que não é fácil pular corda por 60 minutos, mas com 20 ou 30 minutos você já terá um bom gasto calórico. Para ter ideia, o mesmo estudo mostrou que pular corda só proporciona gasta calórico menor do que lutar boxe, correr em velocidade acima de 14 km/h, pedalar subindo uma montanha ou subir escadas correndo no esforço máximo.

Se interessou no exercício mas não sabe como começar? Deixa eu te ajudar…

Abaixo, mostro um treino intervalado de alta intensidade (HIIT) bem simples para você fazer em casa. Também compartilho um vídeo que postei em meu Instagram com algumas técnicas para realizar o exercício –e ainda tem um desafio no final do vídeo, topa encarar?

HIIT de 15 minutos com corda

  • Faça esta sequência 5 vezes:
  • 2 minutos pulando corda em alta intensidade
  • 1 minuto em posição de prancha

 

Ver essa foto no Instagram

 

Técnica + desafio… quem topa?

Uma publicação compartilhada por Fernando Guerreiro We Move (@guerreiro.lifestyle) em

]]>
0
5 formas de comunicação para surpreender nos relacionamentos http://fernandoguerreiro.blogosfera.uol.com.br/2020/05/23/5-formas-de-comunicacao-para-surpreender-nos-relacionamentos/ http://fernandoguerreiro.blogosfera.uol.com.br/2020/05/23/5-formas-de-comunicacao-para-surpreender-nos-relacionamentos/#respond Sat, 23 May 2020 07:00:41 +0000 http://fernandoguerreiro.blogosfera.uol.com.br/?p=1161

Crédito: iStock

Nesse período de isolamento e convivência intensa dentro de casa, os relacionamentos ou se fortalecem ou se abalam…

Em outros momentos, em outras circunstâncias, as pessoas têm mais assuntos para comentar, seus trabalhos, mais atividades no dia dia… Então, como manter um relacionamento saudável nessa fase de assuntos limitados e proximidade constante?

Cada pessoa tem uma forma diferente de expressar seus sentimentos e se comunicar.  Às vezes, parece difícil, mas devemos compreender que há personalidades distintas. Esperar de alguém exatamente aquilo que faríamos pode causar algum tipo de frustração em nós mesmos.

Para ajudar a evitar isso, hoje vou apresentar para vocês “as cinco linguagens do amor”, já ouviu sobre isso antes?

Elas servem para qualquer tipo de relacionamento, amoroso, familiar, profissional… As pessoas gostam de se sentir amadas e também de amar em qualquer ambiente de suas vidas.

Uma das linguagens do amor são as palavras de afirmação: elogios, palavras positivas, palavras que ressaltam as qualidades ou as atividades positivas que a pessoa está fazendo. É como se, para essa pessoa, as palavras soassem como a coisa mais importante em um relacionamento.

Outra forma são os presentes. Pessoas que se expressam por meio de presentes gostam de ser surpreendidas, nem sempre o valor do presente é o mais válido, não se trata do preço, trata-se da intenção de presentear. Seja com o presente da presença, seja com presente feito pelas próprias mãos de quem está presenteando, seja com um presente comprado. Neste caso, uma lembrança é uma grande expressão de amor.

Também existem as pessoas que amam ser tocadas, o carinho para elas é como se fosse um salário. Fazem de tudo por um abraço, amam cafuné, quando sentam lado a lado, gostam de encostar os braços, bater os pés na outra pessoa, o toque físico pra algumas pessoas traz a felicidade do amor para sus vida.

E também tem quem ame apenas ter um tempo de qualidade. A presença é o que mais vale. Ter alguém ali do lado, apenas prestando atenção no que está acontecendo, vivendo aquele momento como se fosse o único, ou último. Uau!! pra essa pessoa esse tempo de qualidade é tudo o que ela mais quer, é tudo o que ela busca!

Por fim, temos o serviço. Mas o que que é isso? É ter um empregado no relacionamento? Não, não, não é nada disso. Na verdade, existem pessoas que expressam um amor ou se sentem amadas quando alguém faz algo por elas, seja lá o que for: um macarrão instantâneo, um café, arrumar a cama… Qualquer tipo de servir, doar tempo para fazer alguma coisa, é o que mais deixa essa pessoa surpresa e amada.

Ah, e o mais legal é que geralmente pessoas que se sentem amadas quando se deparam com essas expressões de amor também expressam seu amor por meio dos mesmos atos…

Em qual desses você mais se identificou?

E as pessoas que estão ao seu redor, você conseguiu enquadrá-las em alguma dessas cinco formas de expressar o amor?

Agora que você já sabe diferentes formas de expressar o amor, que tal surpreender as pessoas que estão na sua vida?

]]>
0
Ser multitarefa nem sempre é mais eficiente; veja como focar em suas metas http://fernandoguerreiro.blogosfera.uol.com.br/2020/05/16/ser-multitarefa-nem-sempre-e-mais-eficiente-veja-como-focar-em-suas-metas/ http://fernandoguerreiro.blogosfera.uol.com.br/2020/05/16/ser-multitarefa-nem-sempre-e-mais-eficiente-veja-como-focar-em-suas-metas/#respond Sat, 16 May 2020 07:00:11 +0000 http://fernandoguerreiro.blogosfera.uol.com.br/?p=1155

Crédito: iStock

“Sua vida profissional é dividida em duas áreas distintas: o que é mais importante e todo o resto. Você terá que levar o que é importante ao extremo e aceitar o que acontece com o resto. O sucesso profissional exige isso.” – Gary Keller

Você sabe qual a diferença entre objetivos e missão?

  • Objetivos são várias metas que desejamos conquistar
  • Missão é uma meta única, é o que eu tenho o compromisso de conquistar, não importa o que aconteça

O fato é que existe um obstáculo muito comum entre a maioria das pessoas, que é de trabalhar em muitos objetivos ao mesmo tempo, sem definir com clareza a sua missão e sem ter uma relação clara de quais objetivos merecem prioridade. Existe uma lista infinita de metas, desde saúde e família até finanças e trabalho.

Mas você já se perguntou o que acontece quando você não prioriza um objetivo?

Muitas vezes, assumimos o modo multitarefa de ser, é muito fácil assumir várias tarefas ao mesmo tempo. Culturalmente, já somos treinados a passar os dias desta forma. Dividimos o nosso cérebro para realizar atividades variadas e, por incrível que pareça, ao mesmo tempo. Enquanto dirigimos, digitamos textos no celular; enquanto responder uns e-mails, estamos assistindo a algum vídeo. Parece que somos multitarefas, mas isso tem uma relação com eficiência de verdade?

É óbvio que não. Com tantos meios de comunicação, as pessoas multitarefas, na verdade, são menos eficientes. As dificuldades só aumentam, por exemplo, para filtrar informações não essenciais e alternar entre duas tarefas.

Outro ponto é que a memória de pessoas multitarefas não é tão boa quando comparada a pessoas que focam atenção em apenas uma coisa, além de que a pessoa multitarefa torna o processo mais lento, porque dar importância a vários objetivos ao mesmo tempo cansa e se torna demorado, pois muitas vezes o processo deve ser repetido por causa de erros e descuidos cometidos por causa da redução de atenção.

E hoje eu quero te encorajar a começar pelo que é mais importante.

Quantas vezes você já viu pessoas transformarem a sua vida da água pro vinho depois de um acidente grave, ou de enfrentar a morte frente a frente? Essas pessoas chegaram num ponto em que sentiram que podiam  perder tudo e, por causa desse sentimento, definiram sua missão, geraram prioridades em suas vidas.

Veja algumas dicas que podem ajudar a focar no que é mais importante

  • Escreve na sua agenda as suas prioridades e as coloque na frente de tudo;
  • Faça um diagnóstico e descubra quais atividades roubam tempo no seu dia, o que não te aproxima dos seus objetivos automaticamente estará te afastando deles;
  • Faça tudo com intencionalidade, desde estudar, trabalhar ou até mesmo maratonar uma série, coloque essas atividades com sentimento;

Pense no que é mais importante pra você:

Saúde e forma física? Família? Amigos? Trabalho? Vida financeira? Diversão? Desenvolvimento pessoal? Espiritualidade? Contribuição? Caridade?

Vale revisar seus objetivos para determinar sua missão, o que é mais importante a ponto de ser prioridade máxima?

Qual desses objetivos vai permitir que você desenvolva as qualidades e características necessárias para conquistar tudo o que desejo para sua vida?

No meu Instagram (@guerreiro.lifstyle) comecei um programa de 30 dias e diariamente libero dicas de como você pode mudar a sua vida acordando apenas 10 minutos mais cedo. E aí, vamos nessa?

Essas dicas são exclusivas para os meus melhores amigos (close friends) e para você fazer parte basta mandar uma mensagem no privado, dizendo que deseja fazer parte do programa de transformação de vida acordando 10 minutos mais cedo. 

O que você acha de começar a estabelecer missões hoje para sua vida?

]]>
0
Como captar e converter energia, blindar a mente e não se entregar na crise http://fernandoguerreiro.blogosfera.uol.com.br/2020/05/09/como-captar-e-converter-energia-blindar-a-mente-e-nao-se-entregar-na-crise/ http://fernandoguerreiro.blogosfera.uol.com.br/2020/05/09/como-captar-e-converter-energia-blindar-a-mente-e-nao-se-entregar-na-crise/#respond Sat, 09 May 2020 07:00:43 +0000 http://fernandoguerreiro.blogosfera.uol.com.br/?p=1142

Crédito: iStock

Conversando com meu amigo Eduardo Nunes, estudioso do comportamento de jovens, conheci os cinco passos para dar um novo significado aos padrões dos meus pensamentos e captar, converter e canalizar toda a energia ao meu redor. 

Você sabe o que fazer para virar uma bomba de energia?

Tudo é energia, especialmente quando ela é compreendida como base da existência humana (energia espiritual, energia emocional, energia financeira, energia familiar, energia física). Diante disso, temos as chaves pra descobrir mais sobre nossas capacidades de conquistar.

Esse é um assunto que ainda poucas pessoas realmente se interessam. Acredito que são forças invisíveis que criam o mundo físico e pode ser frustrante e perigoso imaginar a vida reduzida a apenas interpretações dos sentidos físicos (tato, paladar, visão, audição, olfato), sem levar em consideração a interação dessas energias que tornam os cinco sentidos muito mais intencionais.

Para mim, um exemplo disso são as pessoas pautadas apenas nos dados, nos detalhes de estatísticas, o cansaço, desânimo e desespero rapidamente dominam quem vive nesse padrão!

Pessoas que desenvolvem as percepções sensoriais, emocionais e espirituais conseguem também gerenciar melhor os próprios sentidos e os do ambiente. Quando conseguimos compreender e canalizar as emoções e experimentamos isso a nosso favor, atingimos uma vida muito acima da média. 

Vamos aos 5 passos para chegar lá?

1. Reconheça todo o tipo de pensamento e sentimento, ou a energia ao teu redor. Você não conseguirá mudar o que não reconhece, ou seja, é extremamente importante prestar atenção em tudo que está acontecendo em sua volta. Exemplo: quando a compra do mercado sobe o preço e o desespero toma conta por causa da crise.

2. Liberte sua mente e seu coração, ofereça perdão a você mesmo por ter acreditado nesse padrão de pensamento ou sentimentos, livre-se da culpa.

3. Agora que isso não faz mais sentido pra você, sinta-se livre (respire fundo e sinta a leveza). Procure livrar-se do padrão antigo que o fazia sofrer, te levava a fazer coisas que você não queria ou impedia que você fizesse aquilo que desejava.

4. A batalha continua, blinde a sua mente constantemente para não regredir. Uma vez que você reconheceu um padrão que danifica seu estilo de vida ideal, agora você já conhece a atuação dele na sua vida, não permita que ele volte a te dominar. 

5. Sempre que esta batalha começar, substitua os pensamentos e sentimentos antigos, ressignificando sua vida, reconhecendo o seu valor (muitas pessoas vivem como se tivesse preço, quando na verdade elas possuem valores). Ressignificando cada experiência, ressignificando cada emoção, ressignificando todo sentimento, ressignificando cada pensamento.

Pergunte-se:

  • O que estou sentindo? Porque estou sentindo isso?
  • Esse sentimento é comum para mim?
  • Quando foi a primeira vez que senti isso?
  • Foi isso que me gerou?

É fundamental que sua mente e o seus pensamentos vejam as realizações antes das materializações. A nossa mente não consegue diferenciar o que é real do que não é real, então tudo o que você pensa ou imagina, sua mente tornará como verdade. Isso quer dizer, deixe que a sua imaginação projete o seu futuro. 

]]>
0
Acordar 20 minutos mais cedo pode potencializar resultados em várias áreas http://fernandoguerreiro.blogosfera.uol.com.br/2020/05/02/acordar-cedo-para-treinar-ajuda-voce-a-ter-bons-resultado-em-varias-areas/ http://fernandoguerreiro.blogosfera.uol.com.br/2020/05/02/acordar-cedo-para-treinar-ajuda-voce-a-ter-bons-resultado-em-varias-areas/#respond Sat, 02 May 2020 07:00:40 +0000 http://fernandoguerreiro.blogosfera.uol.com.br/?p=1132

Crédito: iStock

Quem nunca falou ou ouviu a seguinte frase: “Eu só começa funcionar depois do almoço”? Uma expressão muito usada por pessoas que não são muito matinais, ou pelo menos dizem que não são…

Porém, na verdade, todos nós somos pessoas matinais. Mas pode ser que ainda não descobrimos isso ou não adaptamos o nosso estilo de vida. “Ser matinal” é muito mais uma questão de hábito e propósitos do que realmente algo genético.

Acredito que acordar cedo traz inúmeros benefícios para vida:

  • Mais energia física
  • Mais energia emocional
  • Mais energia espiritual
  • Mais energia para realizar as atividades profissionais do dia a dia.

Você sabe porque isso acontece?

Ao acordar mais cedo, você estará aproveitando a explosão de hormônios no seu organismo que dão energia, disposição e potencializam o funcionamento do nosso corpo de uma forma que não conseguimos aproveitar em outros momentos do dia.

Como se acostumar a acordar mais cedo

Tá bom, eu sei que para muitas pessoas é difícil sair da cama alguns minutos antes. Justamente por isso, tenho algumas dicas que vão ajudar você a sair da cama e também vou mostrar alguns benefícios disso, para fazer esse “ato de sacrifício” valer a pena.

 1. Programe mentalmente como será o seu sono Nosso cérebro vive a lei da primeira menção. Tudo o que você imagina quando vai dormir é o que você se lembra quando acorda. Exemplo: se você vai dormir imaginando que não tem tempo suficiente para descansar, é grande a chance de acordar cansado. Mas, se você for dormir com a sua mente consciente de que o seu sono será de qualidade e o tempo, independentemente das horas, será suficiente para acordar 100% disposto, você não apenas acordará bem, como irá despertar para a vida.

2. Programe um despertador no seu celular e o coloque longe da sua cama Desta maneira, você terá que se levantar e não conseguirá colocar o aparelho no modo soneca inconscientemente e voltar a dormir. Algo importante a prestar atenção aqui: se você está acostumada a acordar às 8h, não tente mudar isso radicalmente e começar a acordar às 5h. Seu organismo não está preparado para essa diferença. Faça a mudança de forma gradual, acordando 15 ou 20 minutos mais cedo por dia, até se acostumar. 

3. Logo que acordar pela manhã, lave o rosto, escove os dentes e, se possível, tome um banho Isso trará uma sensação de liberdade, de leveza e frescor e, automaticamente, a sua vontade de fazer outras coisas será muito maior.

4. Coloque o seu corpo para se mover logo cedo Aproveite a explosão de hormônios que está no seu organismo e faça o seu treino logo pela manhã. Malhar nesse período vai preparar sua mente para os desafios do dia a dia. Você desenvolverá autoconfiança uma vez que, durante o exercício, já venceu vários desafios e se sentiu muito mais forte e qualificado –todas as manhãs, às 6h59, tem treino ao vivo comigo no Instagram @guerreiro.lifestyle.

Ao começar o dia com essas atitudes, você já estará na frente de muitas outras pessoas que ainda estão despertando enquanto você já realizou muitas tarefas. De manhã, o tempo parece passar muito rápido e nós perdemos muitas experiências incríveis por ainda estarmos acordando quando as coisas já estão acontecendo.

Colha benefícios

Imagine a diferença de você começar a produzir as suas tarefas normais do dia a dia com a energia extremamente poderosa dentro de você, elevando o seu nível de concentração, autoconfiança.

Deixar as coisas para mais tarde, principalmente fazer exercícios, é estar vulnerável aos riscos de perder a organização da sua agenda. Muitas coisas saem do planejado e você precisará improvisar, logo terá que dar prioridade para o que realmente é mais importante e, infelizmente, no mundo que vivemos hoje o nosso bem-estar nunca é o mais importante. Portanto, se você já faz algo por você na primeira hora do dia, as chances de evoluir em bem-estar, qualidade de vida e ter uma vida muito mais extraordinária são gigantescas. 

Não se esqueça, seja generoso com você mesmo, proporcione atividades agradáveis e que te inspiram a ser uma pessoa melhor com você mesmo e com os outros ao seu redor!

]]>
0
Quatro dicas bem simples para melhorar seu bem-estar e qualidade de vida http://fernandoguerreiro.blogosfera.uol.com.br/2020/04/25/quatro-dicas-bem-simples-para-melhorar-seu-bem-estar-e-qualidade-de-vida/ http://fernandoguerreiro.blogosfera.uol.com.br/2020/04/25/quatro-dicas-bem-simples-para-melhorar-seu-bem-estar-e-qualidade-de-vida/#respond Sat, 25 Apr 2020 07:00:41 +0000 http://fernandoguerreiro.blogosfera.uol.com.br/?p=1124

Crédito: iStock

Levamos uma vida muita corrida e, diversas vezes, as pequenas coisas podem passar desapercebidos. Mas, nesse momento de tantas mudanças, pode ser a hora de prestar atenção nos detalhes.

Buscamos soluções para os problemas sempre nas coisas mais difíceis, ou naquilo que nos custa mais caro. Parece que para algo ter valor precisa sempre ser fruto de um sacrifício. Mas não é bem assim. Muitas coisas simples, quando seguidas com regularidade, podem alterar nosso bem-estar e promover muito mais saúde, por mais clichê que pareça.

Hoje, vou focar em quatro atitudes muito simples que, se forem seguidas regularmente, trarão ótimos resultados para seu treino, saúde e bem-estar.

1. Durma bem Um sono de qualidade não está somente conectado à quantidade de horas, mas também a qualidade. Enquanto dormimos, são liberados muitos hormônios essenciais para revitalização do nosso organismo, aumentando nossa imunidade. Assim, ficamos protegidos de uma série de doenças, enquanto dormimos nos horários certos recarregando nossas pilhas. Portanto, mudar o relógio biológico nunca será algo favorável para nossa saúde ou para o o bem-estar.

2. Exercite o seu corpo Mais uma vez  a solução aqui não está ligada à quantidade e, sim, à qualidade. Você precisa escolher bem o que irá fazer. Por mais cansado ou sem energia que possamos nos sentir, praticar atividade física ainda será uma das melhores coisas a se fazer para manter o nível de qualidade vida alto. O sentimento de cansaço é um sinal evidente de que seu corpo precisa de energia. Enquanto nos exercitamos (que não deixa de ser uma maneira de meditação ativa), alguns hormônios essenciais para o bem-estar e paz interior são liberados. Se você deseja mais vitalidade, precisa fazer coisas que provam isso, exercício físico é uma ferramenta incrível para construir um corpo forte e cheio de energia.

3. Valorize a sua alimentação Enquanto comer se pergunte: “Estou alimentando o meu corpo ou estou alimentando a minha alma?”. Existe uma grande diferença entre se alimentar para saciar algumas carências emocionais e se alimentar para fins de nutricionais. Experimente consumir alimentos mais leves, naturais, que em vez de te fazer sentir-se cheio, até com mal-estar, te forneçam os nutrientes que precisa. Desta forma você conseguirá adquirir mais energia e, então, mais força para o seu treino e também melhorará sua qualidade do sono. Além de que uma alimentação saudável promove maiores níveis de concentração e performance.

4.  Cuide da sua mente Ela é como o motor do seu carro: se não estiver limpo e em boas condições, o automóvel não conseguirá atingir o potencial máximo. Da mesma forma, se sua mente não estiver em boas condições trabalhando de forma saudável. Automaticamente, os seus resultados não chegarão no nível ideal que você consegue. Para que sua mente seja como um motor intacto, tire tempo para meditar e se conhecer melhor. Converse mais com pessoas que já passaram por algo parecido ao que você sente e conseguiram vencer. É muito importante que não ignore os seus pensamentos e sentimentos, não ache que isso é besteira ou “mimimi”. Você não precisa ser um robô, tudo bem sentir que está fora do controle. Leia mais, algumas literaturas podem te levar para uma jornada de autodescoberta incrível. Não menospreze a ajuda de um profissional.

Perceba como uma coisa se conecta com a outra. Logo, se uma delas não estiver rodando como deveria, um desequilíbrio está instalado no seu sistema, chamado organismo.

Sei que parecem dicas bem bobas, porém, se você se atentar e tomar os devidos cuidados, conseguirá aumentar muito a sua qualidade de vida, seu bem-estar, desta forma você conseguirá diariamente atingir seu potencial máximo. 

]]>
0
Fique em forma com treinos curtos e eficientes na sala da sua casa http://fernandoguerreiro.blogosfera.uol.com.br/2020/04/18/fique-em-forma-com-treinos-curtos-e-eficientes-na-sala-da-sua-casa/ http://fernandoguerreiro.blogosfera.uol.com.br/2020/04/18/fique-em-forma-com-treinos-curtos-e-eficientes-na-sala-da-sua-casa/#respond Sat, 18 Apr 2020 07:00:01 +0000 http://fernandoguerreiro.blogosfera.uol.com.br/?p=1118

Crédito: iStock

A pandemia mudou a rotina de muitas pessoas e, para alguns, ficou mais difícil cuidar da saúde física agora: deixamos de fazer muitas coisas, o sono não tem a mesma rotina, nem sempre conseguimos nos alimentar tão bem quanto gostaríamos, falta motivação para treinar.

Novos hábitos –bons e ruins — estão sendo criados, e com o passar das semanas esquecemos que um dia as coisas voltarão ao normal e teremos que retomar as coisas que estávamos acostumados, com horários e obrigações que já existiam antes.

E o problema disso tudo é: estou preparado para voltar a vida normal?

Hoje, falando mais na parte do condicionamento físico, temos muitas questões limitantes. As academias fecharam, os grupos que se juntavam nos parques não existem por hora, muitos não têm estímulos pra se exercitar em casa e até o tempo se tornou uma dificuldade, já que temos que dividir o dia entre trabalho, tarefas domésticas, cuidado com os filhos.

Entre em forma com o HIIT

Para reverter esta condição, podemos ser criativos e usar a sala de casa como academia. Em poucos minutos diários é possível voltar a forma e recuperar o hábito de se exercitar.

Provavelmente você já deve ter ouvido falar do HIIT (Treino Intervalado de Alta Intensidade). O maior objetivo desta modalidade é o condicionamento físico com alta queima de calorias. O treino baseia-se em períodos curtos de esforço máximo, com intervalos (descansos) dinâmicos para acelerar ainda mais o metabolismo. O método tem sessões rápidas e dinâmicas, usando pouco espaço e praticamente nenhum equipamento ou acessório.

No vídeo abaixo tem um exemplo de treino para você:

Treino HIIT para você detonar muitas calorias sem sair de casa

Depois, você pode dar continuidade na sua preparação física assistindo e participando dos meus treinos no meu Instagram (@guerreiro.lifestyle). Lá, além de vídeos de treinos, você encontrará treinos ao vivo todos os dias!

Esteja preparado para quando tudo isso terminar! Fortaleça seu corpo e sua mente agora. Estar forte quando a pandemia do novo coronavírus acabar fará a diferença na vida de muitas outras pessoas.

]]>
0
6 estratégias para evitar que sua mente sabote seus resultados http://fernandoguerreiro.blogosfera.uol.com.br/2020/04/11/5-estrategias-para-evitar-que-sua-mente-sabote-seus-resultados/ http://fernandoguerreiro.blogosfera.uol.com.br/2020/04/11/5-estrategias-para-evitar-que-sua-mente-sabote-seus-resultados/#respond Sat, 11 Apr 2020 07:00:39 +0000 http://fernandoguerreiro.blogosfera.uol.com.br/?p=1111

Crédito: iStock

Todos nós vivemos em uma constante batalha interna para conseguir ficar bem. E algumas “derrotas” nessa batalha podem gerar cansaço e dores –quando você tenta emagrecer ou deixar o sedentarismo e não consegue, por exemplo, ficando frustrado.

Muitas das “derrotas” nesses processos acontecem por causa de nossos sabotadores internos –na semana passa, expliquei quais são os sabotadores que atrapalham nossos resultados. Mas hoje o papo é outro. Vou mostrar alguns passos importantes para conseguir vencer esses sabotadores e evitar que eles dificultem a conquista de nossas metas no treino, no trabalho e até nas relações pessoais. Com estas cinco estratégias, você vai desenvolver o “sábio”, que é o controlador dos sabotadores.

1. Identifique

O primeiro passo para minimizar a força dos sabotadores é conseguir identificá-los sempre que começam a se manifestar. Só para relembrar os principais sabotadores: (ser excessivamente) crítico, insistente, vítima, esquivo, prestativo, hiper-realizador, inquieto, hipervigilante, controlador e hiper-racional.

A partir de então, é hora dar um nome para cada um desses sabotadores, ou pelo menos para aqueles que aparecem com mais frequência ou intensidade na sua vida. Algumas sugestões de como você pode chamá-los: “diabinho”, “zica”, “fantasminha”. Esta é sua hora. Seja criativo e apelide de uma forma que faça sentido para compreender que o sabotador é negativo para você.

2. Tenha empatia 

Empatia é a capacidade psicológica para sentir o que sentiria uma outra pessoa caso você estivesse na mesma situação vivenciada por ela. Procure ser empático com si mesmo e com os outros, encare todas as situações com compaixão e compreensão.

Sempre que a empatia é a ativada, alguns atos de generosidade são ativados junto. É uma questão de se colocar no lugar do outro, não só de ver, mas também de sentir o mundo pelo ponto de vista do outro. A empatia é questão de sentimento, não de pensamento e nem de análise.

3. Explore

Explorar é a capacidade de efetuar estudos, examinar, analisar com grande curiosidade e mente aberta. Apesar de o modo explorador ser importante para encarar novos desafios, também é essencial para aprendermos com nossas falhas e nossos erros passados.

A energia e as emoções geradas pelo modo explorados são puras e, na maioria das vezes, conquistadas por meio da curiosidade, franqueza e fascinação pelo que está sendo explorado

4. Inove

Não tenha medo de fazer algo como não era feito antes. De gerar novas perspectivas e soluções fora dos parâmetros convencionais. A inovação verdadeira é uma questão de abandonar velhos hábitos e sair dos padrão.

5. Saiba navegar

Navegar é a capacidade de escolher um caminho que melhor se encaixe em seus princípios e valores, andando de acordo com sua missão em atos profundos e básicos.

Quando nos falta clareza, andamos por muitos caminhos, damos passos desnecessários, gastamos energia desnecessária. Quando estamos andando sozinhos podemos até pensar que estamos bem-sucedidos. Mas, no fim, os resultados nos mostram que estávamos andando em círculos.

Deve-se gerar uma conexão intensa e profunda com mentes saudáveis para que o poder de navegação do sábio seja liberado. Sendo conduzidos desta forma por ambientes e resultados assertivos e positivos, evitando os desperdícios de energia e tempo;

6. Tome ações decisivas 

É importante ter a capacidade de ativar e tomar decisões sem o tormento ou a interferência das distrações dos sabotadores. O poder da ativação do sábio levará você a tomar ações puras, numa conexão em que todas as suas energias, tanto mentais quanto emocionais, serão direcionadas como um míssil para a ação e de nenhuma forma serão distraídas pelos sabotadores.

]]>
0
Seja menos crítico e vença esse sabotador que atrapalha seus resultados http://fernandoguerreiro.blogosfera.uol.com.br/2020/04/04/seja-menos-critico-e-venca-esse-sabotar-que-atrapalha-seus-resultados/ http://fernandoguerreiro.blogosfera.uol.com.br/2020/04/04/seja-menos-critico-e-venca-esse-sabotar-que-atrapalha-seus-resultados/#respond Sat, 04 Apr 2020 07:00:54 +0000 http://fernandoguerreiro.blogosfera.uol.com.br/?p=1103

Crédito: iStock

Provavelmente você assim como eu e muitas outras pessoas em algum momento de toda esta temporada difícil se deparou com alguma crise, seja ela financiaria, seja emocional, seja familiar, seja de saúde.

Pensando mais a fundo nesta questão das crises pessoais, imagine comigo: se em tempos normais já é bem complicado conseguirmos um nível de crescimento, em busca da plenitude, então como está sendo agora, quando que tudo está muito mais intenso?

Para superar as dificuldades, não somente nessa etapa de isolamento, mas em toda a vida, é muito importante conhecer e saber driblar os principais sabotadores do ser humano. Esses sabotadores são um conjunto de padrões mentais automáticos e habituais que trabalham contra o que é melhor para você.

Alguns autores apontam que temos dez tipos de sabotadores. São eles: crítico, insistente, vítima, esquivo, prestativo, hiper-realizador, inquieto, hipervigilante, controlador e hiper-racional.

Hoje, vou focar em explicar o “crítico”, que considero ser o principal e mais prejudicial sabotador, pois ele tende a abrir portas para todos os outros sabotadores.

O “crítico” está está presente na vida de todas as pessoas. Ele traz uma carga excessiva de negatividade, faz com que você sempre ache defeitos em si.

A ativação deste sabotador gera um grau de ansiedade e estresse muito alto. E o pior, o grau de culpa gerado pelo “crítico” faz com que a pessoa se sinta envergonhada e decepcionada com ela mesma, com as circunstâncias e com outras pessoas também.

Esse sabotador “conta uma mentira” para seu cérebro para que possa possa continuar “instalado” na sua mente. Essa mentira é que, sem o “crítico”, você irá se transformar em um ser preguiçoso, que não terá ambição e que não irá muito longe.

O “crítico”, quando muito acentuado, não permite que a pessoa estabeleça relacionamentos saudáveis, em qualquer área da vida. Por isso, é muito importante controlá-lo. O primeiro passo para impedir que qualquer sabotador prejudique seus resultados é identificá-lo e entender quanto ele o afeta.

O simples fato de identificar que você está sendo crítico demais com si mesmo vai gerar uma percepção maior sobre suas atitudes, fazendo com que algumas cobranças exageradas já mudem.

Outra coisa que ajuda é buscar ter mais empatia consigo mesmo e também com os outros, aumentando o nível de compaixão e compreensão.

O assunto dos sabotadores é bastante amplo e não dá para tratar apenas em um post, mas voltarei a falar do assunto aqui em outros dias. Se você quiser entender mais sobre o “crítico” e conhecer melhor os outros nove sabotadores, fazer um teste para identificá-los e aprender ferramentas para vencê-los no dia a dia, pode também ler meu ebook gratuito Vença a Batalha Contra Si Mesmo. Nele, você encontra dicas para conseguir crescimento e evolução como pessoa.

 

]]>
0