Blog do Fernando Guerreiro http://fernandoguerreiro.blogosfera.uol.com.br Dicas e mensagens motivacionais para os homens que desejam melhorar a cada dia seu estilo de vida através da atividade física. Sat, 18 Jan 2020 16:25:59 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=4.7.2 Por que você deveria meditar e 5 passos para fazer isso em apenas 1 minuto http://fernandoguerreiro.blogosfera.uol.com.br/2020/01/18/por-que-voce-deveria-meditar-e-5-passos-para-fazer-isso-em-apenas-1-minuto/ http://fernandoguerreiro.blogosfera.uol.com.br/2020/01/18/por-que-voce-deveria-meditar-e-5-passos-para-fazer-isso-em-apenas-1-minuto/#respond Sat, 18 Jan 2020 07:00:12 +0000 http://fernandoguerreiro.blogosfera.uol.com.br/?p=1002

Crédito: iStock

Meditação e treinamento físico são duas práticas que estão cada vez mais conectadas e muitos atletas (amadores e profissionais) nesse combo para garantir mais saúde e bem-estar.

Mas porque você deveria buscar a meditação? Já sentiu falta de alguma coisa que não era material? Muitas das vezes temos a sensação de que está faltando uma conexão com nós mesmos, até uma falta de disposição para aproveitar a nossa existência de uma forma plena –em outras palavras, não conseguimos aproveitar o tempo presente.

Você já se perguntou: “O que estou fazendo da minha vida?”

Quando conseguimos assumir um compromisso com nós mesmos, quando persistimos até nos tornar mais disciplinados na busca pelo autoconhecimento, ao mesmo tempo, conquistamos como se fosse uma dose de leveza e relaxamento.

Esse relaxamento e leveza são resultados do envolvimento profundo com nós mesmos e é uma das características de pessoas que meditam constantemente.

Quais o benefícios da meditação e como conseguir meditar de forma contrastante, deve ser sua pergunta agora.

Benefícios da meditação

– Muitas pesquisas mostraram que meditadores regulares tem uma vida mais feliz, ou seja, são mais satisfeitos do que as pessoas ao seu redor que não meditam. Esse é um resultado incrível, o mais importante é que esse resultados têm uma repercussão na saúde, já que as emoções positivas estão totalmente associadas a uma vida mais saudável e longa.

– Com o tempo de meditação regular é notória a diminuição da ansiedade, depressão e irritabilidade. A memória tem uma melhora significativa e as reações se tornam muito mais rápidas, promovendo um treinamento mental que deixa você com o vigor maior para suportar todo e qualquer dificuldade emocional –no treino e também no dia a dia. 

– Pessoas que meditam de forma regular vivem de forma muito mais grata e conseguem se expressar muito melhor em seus relacionamentos, mostrando gratidão.

– Meditar de forma constante diminui o estresse crônico, que está associado a problemas de saúde como hipertensão, infarto, AVC, obesidade, alterações no sono.

– Meditar tem o poder de reduzir o impacto sobre doenças físicas, como dores crônicas e até mesmo dependências químicas.

– Meditar fortalece o sistema imunológico (por diminuir o estresse), ajudando no combate a resfriados, gripe e outras doenças. 

Como conseguir meditar em 1 minuto, todo dia 

1 -Sente-se uma cadeira. Se possível afaste um pouco as costas do encosto para que a coluna possa se sustentar sozinha. Seus pés podem repousar no chão. Feche os olhos e abaixe a cabeça.  

2 – Agora, traga toda a concentração para sua respiração, enquanto o ar fluir para dentro e para fora dos seus pulmões. Observe as sensações diferentes geradas por cada inspiração e expiração. Deixe que a respiração flua sem esperar que algo aconteça de especial. Não se preocupe com o ritmo, respire normalmente.

3 – Talvez, depois de alguns segundos a sua mente começa a divagar. Quando perceber isso, traga a sua concentração de volta apenas na sua respiração, de forma suave. O ato de perceber que sua mente divagou e trazê-la de volta sem se criticar é importante para a prática da meditação.

4 – Permita que esse momento seja como ele é. Sua mente poderá ficar tranquila com um lago, ou não. Ainda que você obtenha uma sensação de paz, você poderá se sentir entediado ou irritado, seja lá o que aconteça, apenas deixe fluir a sua respiração. 

5: Após um minuto, experimente abrir os olhos e observar o ambiente ao seu redor, você sentirá diferença na hora.

Discipline-se para tirar um minuto do seu dia para meditar, com o tempo a melhora será tão grande ao ponto de você querer mais tempo de meditação. Comece com pouco tempo e deixe que seu desejo aumente naturalmente. Sem julgamentos internos, apenas desfrute de um tempo de qualidade com você mesmo.

]]>
0
Pessoas abandonam metas de ano novo após 19 dias; veja como não desistir http://fernandoguerreiro.blogosfera.uol.com.br/2020/01/11/pessoas-abandonam-metas-de-ano-novo-apos-19-dias-veja-como-nao-desistir/ http://fernandoguerreiro.blogosfera.uol.com.br/2020/01/11/pessoas-abandonam-metas-de-ano-novo-apos-19-dias-veja-como-nao-desistir/#respond Sat, 11 Jan 2020 07:00:32 +0000 http://fernandoguerreiro.blogosfera.uol.com.br/?p=995

Crédito: iStock

Deixar o sedentarismo, praticar um novo esporte, emagrecer, adotar hábitos mais saudáveis. Junto com o ano novo, vêm muitas metas e desafios novos.

Nos primeiros dias, as pessoas até dão tudo que podem no treino e/ou na dieta para tentar alcançar seus objetivos. Mas, em muitos casos, isso não dura tanto tempo e as pessoas logo desistem.

Uma pesquisa feita com base nos dados do aplicativo de treinos Strava, que analisou os registros de atividades físicas de mais de 98 milhões de pessoas, apontou que grande parte dos indivíduos que começa a fazer exercícios após a virada do ano desiste da atividade após o dia 19 de janeiro.

Para você não entrar para essa estatística em 2020, preparei algumas dicas que irão ajudá-lo a se manter firme no treino por muito mais tempo –espero que a vida inteira.

1. Se exercitar em grupo traz muito mais comprometimento e disciplina pra sua jornada;
Então, se você está correndo sozinho no parque, por exemplo, experimente encontrar um grupo de corrida.

2. Use uma agenda e programe duas semanas de treinos. Quando você consegue ver seus compromissos, fica mais fácil de se planejar e manter os horários. Reserve uma hora do seu dia somente pra se dedicar aos novos hábitos, realmente escreva isso na sua agenda como uma prioridade.

3. Nesta temporada não dê mole nos finais de semana. Mantenha sua rotina de exercícios e de acordar cedo em todos os dias da semana. A soneca a mais no sábado ou domingo pode desmontar o ganho de disciplina. Alguns minutos a mais na cama no final de semana farão seu corpo achar que é um novo ciclo de sono e será muito mais difícil voltar ligado na semana.

4. Não se preocupe em comer menos, não seja radical demais, apenas dê prioridade aos alimentos mais leves e saudáveis. Tenha sempre a opção de uma fruta ou um mix de castanhas na mochila; troque as proteínas gordas e fritas por proteínas magras e grelhadas etc.

5. Um dos fatores da desistência é uma rotina muito pesada, além do que a pessoa consegue manter. Não se cobre além da conta, não se exija para obter o resultado de um ano em apenas um mês. Estipule metas alcançáveis e com o tempo você verá que necessita de mais carga nos seus treinos. Deixe seu corpo pedir mais atividade em vez de fazer ele pedir socorro logo cedo.

6. Crie uma forma de “premiação” pra você mesmo sempre que cumprir toda a rotina da sua agenda (de um mês ou um ciclo de 3 meses, por exemplo). Permita-se sentir a alegria e celebre sua conquista. A recompensa pode ser um passeio que queria fazer, uma bebida, uma comida, algo que te faça sentir importante e feliz.

Seguindo esses passos você não estará nesta estatística de abandono. Se planeje e se corrija diariamente e verá que sua rotina nova se tornará muito mais interessante e sustentável do que era antes.

]]>
0
Treino em grupo: mais motivação e disciplina para atingir seus resultados http://fernandoguerreiro.blogosfera.uol.com.br/2020/01/04/treino-em-grupo-mais-motivacao-e-disciplina-para-atingir-seus-resultados/ http://fernandoguerreiro.blogosfera.uol.com.br/2020/01/04/treino-em-grupo-mais-motivacao-e-disciplina-para-atingir-seus-resultados/#respond Sat, 04 Jan 2020 07:00:34 +0000 http://fernandoguerreiro.blogosfera.uol.com.br/?p=987

Crédito: iStock

Neste final de ano, fiz uma viagem de sete dias com a família, para aproveitar as férias e descansar.

Estávamos em sete pessoas incríveis, das quais apenas três de nós já tínhamos uma rotina regrada de exercícios. Para ter mais conforto, alugamos uma casa com um quintal muito espaçoso. Logo de cara, ainda quando planejava a viagem, me imaginei treinando todos os dias naquele espaço.

No primeiro dia no local, apenas eu e meu cunhado mais novo nos animamos para treinar: saímos para dar uma corrida e conhecer melhor o lugar. Quando voltamos da nossa corrida, toda a galera ficou animada e se comprometeu em se exercitar no outro dia logo pela manhã.

Dito e feito, na manhã seguinte lá estávamos nós num grupo de seis pessoas para fazer um treino que tinha cerca de 30 minutos de duração. O clima estava meio pesado ainda, tinha um ar de medo rondando os “novatos”, mal sabiam eles o quanto eles iam gostar daquilo…

No final dos sete dias de férias conseguimos nos exercitar juntos de forma assídua, e o treino de encerramento foi muito emocionante pela evolução e comprometimento de todos. Quem já treinava se engajou mais ainda e conseguiu motivar os que não treinavam. O grupo se fortaleceu, os “novatos” de forma surpreendente suaram a camisa todos os dias. Os treinos matinais se tornaram uma reunião de família todas as manhãs, em todas as sessões aconteceram rompimentos de barreiras físicas e mentais.

Por que estou contando essa história? Para mostrar a mudança que o grupo é capaz de gerar na vida de cada um. Desde a motivação para não faltar no treino até as palavras de incentivo para ninguém desistir no meio do exercício, tudo isso contribuirá para a evolução e comprometimento de quem treina junto.
E também para te dizer que falta de tempo nunca terá mais peso do que a sua vontade de se exercitar.

Se você tem vontade ou necessidade de se exercitar e não consegue, acha que é impossível conseguir isso sozinho, encontre um grupo em que se encaixe e faça uma nova “família” que vai ajudá-lo a construir um novo estilo de vida.

Abaixo, resumo os benefícios do treino em grupo:

  • Gera comprometimento;
  • Garante doses extras de motivação;
  • Fazer exercícios se torna um privilégio em vez de um sacrifício;
  • Você conhece novas pessoas e fortalece suas relações sociais

Procure grupos de pessoas em lugares diferentes, que praticam atividades variadas, sentir-se parte daquele espaço e galera. Garanto que sua forma de se exercitar mudará rapidamente.

Desejo a todos um ano novo incrível e, como bônus, compartilho abaixo um vídeo que postei em meu Instagram com um dos treinos que fizemos durante as férias. Topa encarar? Depois, me conte o que achou nos comentários do post ou no @guerreiro.lifestyle.

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Fernando Guerreiro 💀 We Move (@guerreiro.lifestyle) em

]]>
0
Exagerou na comilança? Está tudo bem, não precisa “tirar o atraso” http://fernandoguerreiro.blogosfera.uol.com.br/2019/12/28/exagerou-na-comilanca-esta-tudo-bem-nao-precisa-tirar-o-atraso/ http://fernandoguerreiro.blogosfera.uol.com.br/2019/12/28/exagerou-na-comilanca-esta-tudo-bem-nao-precisa-tirar-o-atraso/#respond Sat, 28 Dec 2019 07:00:49 +0000 http://fernandoguerreiro.blogosfera.uol.com.br/?p=982

iStock

Por maior que seja a disciplina, ou por mais claros que estejam os objetivos, nesta época do ano os resultados de treino e alimentação não dependem só de nós, mas sim dos grupos e lugares que escolhemos para passar as festas de fim de ano. E esse é o motivo pelo qual muitas pessoas acabam saindo um pouco da linha, mas não necessariamente perdendo o foco, apenas aproveitando com mais intensidade a comilança.

Logo após todas essas festas um sentimento é quase que único: “EXAGEREI!”

E sim, pode ser que todos tenhamos exagerado, porém não precisamos nos cobrar tanto e no sentir culpados por termos aproveitado um pouco a mais. Sempre que esse sentimento tomar conta de nós é como se o que fizemos dias atrás, os momentos de diversão e alegria, não tivessem valido a pena, ao invés de ter sido um tempo de qualidade com nossos amigos e familiares foi um tempo de condenação.

Calma, provavelmente você está pensando no seu plano de academia, na dieta restrita, em aproveitar-se de práticas mais agressivas para perder peso. Não precisa disso, provavelmente em todos os anos anteriores você não conseguiu dar sequência nos seus planos por causa do desespero da autoculpa, mas neste ano não deixe isto tomar conta de você.

Continue com suas metas, vá com calma, deixe que seja uma nova temporada agradável de treinos e alimentação leve e com prazer.

Você não precisa tirar o atraso, só continue se exercitando normalmente.

]]>
0
Exercite-se 15 minutos todo dia nas férias; na volta, seu corpo agradecerá http://fernandoguerreiro.blogosfera.uol.com.br/2019/12/21/exercite-se-15-minutos-todo-dia-nas-ferias-na-volta-seu-corpo-agradecera/ http://fernandoguerreiro.blogosfera.uol.com.br/2019/12/21/exercite-se-15-minutos-todo-dia-nas-ferias-na-volta-seu-corpo-agradecera/#respond Sat, 21 Dec 2019 07:00:55 +0000 http://fernandoguerreiro.blogosfera.uol.com.br/?p=976

iStock

Finalmente aquele período de descanso, de encontros, celebrações, as tão esperadas viagens de verão, tempo no qual tudo acaba em comida e bebida, merecidamente.

Pensando na volta das férias, período em que muitos se sacrificam e pagam o preço pelos excessos de comida e bebida e pela falta de atividade física das férias, vou deixar uma única dica preciosa que não te roubará as férias, e também não deixará você sair da sua rotina de exercícios.

Quando nossa mente condiciona nosso corpo a se movimentar por um tempo contínuo faz com que isso se torne um hábito, o que no início era extremamente sofrido com a prática se torna algo agradável e prazeroso. Esse é o poder do hábito, porém, na maioria das vezes, quando tiramos as merecidas férias deixamos de lado este hábito de se exercitar, e rapidamente nosso corpo volta ao hábito antigo de sedentarismo.

Por esse motivo que voltar a se exercitar depois de um período parado se torna uma missão e tanto. O seu corpo está desacostumado a se mexer e seu cérebro entende que todo aquele esforço não é mais necessário, então começa uma guerra mental para conseguir voltar a forma física de antes de parar.

Hoje a dica é: exercite-se por, pelo menos, 15 minutos todos os dias das suas férias, isso já será o suficiente para que seu corpo mantenha-se ativo e seu cérebro não perca este padrão de movimento constante e diário. Não precisa acordar muito cedo para isso, 15 minutos a menos de sono vai valer muito a pena quando você voltar aos treinos.

Essa atividade pode ser:
– Caminhada leve logo pela manhã antes do seu café da manhã;
– Passeio de bicicleta: seu turismo pode se tornar muito mais interessante;
– Se estiver em lugares aquáticos, faça natação;
– Meditação com alongamentos (existem apps incríveis que podem te ajudar, pesquise).

E se você está na pegada de treinos mais intensos, não precisa investir muito tempo, com estes mesmo 15 minutos diários conseguirá se manter em forma, pra você a melhor opção é o treino HIIT (Treino Intervalado de Alta Intensidade). Esse método é muito simples, basicamente são períodos curtos de exercícios que elevam a frequência cardíaca com curtos períodos de descanso.

Exemplo:
5 séries de
2 minutos pulando corda (se não tiver corda pode fazer qualquer outro exercício que eleve a frequência cardíaca, subir escada, polichinelos etc.)
1 minuto na prancha

Outro exemplo:
5 séries de
3 minutos correndo
1 minuto andando

Esses são dois exemplos simples, você pode usar sua criatividade e executar um treino diferente por dia durante todas as férias.

A opção de pular corda é muito boa, não ocupa espaço na sua mala de viagem e você pode fazer em qualquer lugar. Evite o sofrimento de voltar a se exercitar, movimente-se todos os dias.

]]>
0
Seis atitudes que vão ajudar a turbinar seu estilo de vida no próximo ano http://fernandoguerreiro.blogosfera.uol.com.br/2019/12/14/seis-atitudes-que-vao-ajudar-a-mudar-seu-estilo-de-vida-no-proximo-ano/ http://fernandoguerreiro.blogosfera.uol.com.br/2019/12/14/seis-atitudes-que-vao-ajudar-a-mudar-seu-estilo-de-vida-no-proximo-ano/#respond Sat, 14 Dec 2019 07:00:54 +0000 http://fernandoguerreiro.blogosfera.uol.com.br/?p=964

Comprometa-se com seus objetivos no treino e na vida para ter um 2020 extraordinário | Crédito: iStock

Sim, mais um ano está acabando… Mais uma oportunidade de atualizar a lista de vontades para o ano novo. Mas, peraí, quantos itens da sua lista antiga já foram concluídos?

Talvez no impulso de atualizar a lista de desejos não agimos com coerência ou não racionalizamos o que estamos prometendo a nós mesmos. Você precisa ser estratégico nas promessas para que 2020 seja diferente, compartilho com vocês 6 dicas que irão te proporcionar um ano incrível.

“Algumas pessoas querem que algo aconteça, outras desejam que aconteça alguma coisa e existem as pessoas que fazem acontecer.” – Michael Jordan

1. Pare de reclamar e comece a produzir, ninguém tem culpa pelos seus resultados, sucesso ou fracasso é uma perspectiva individual. Assuma responsabilidades, assuma o leme da sua vida.

2. Foque em uma área da sua vida que você quer se desenvolver, concentre-se em uma habilidade e torne-se excelente nela. Aumente sua autoestima pra aumentar seus desafios.

3. Menos televisão, mais livros, selecione melhor em que você investirá o seu tempo livre. Busque meios de informação que te ensinarão a gerar riqueza física, emocional, familiar, espiritual…

4. Selecione suas amizades, existem muitas pessoas no seu presente que não fazem parte do seu futuro. Acredite na sua força, construa um ciclo de amizades saudáveis.

5. Converse sobre boas ideias e não sobre pessoas, não perca tempo falando daquilo que não te acrescentará nada.

6. Comprometa-se com seus objetivos. Faça um breve retrospectiva de 2019, redefina seus padrões, aceite novos desafios que façam sentido para você, desenvolva um propósito ou um sentido em todas as suas atividades. Algumas semanas atrás aqui neste mesmo canal postei um texto falando de como definir seus objetivos de forma inteligente, confere lá.

As pessoas irão achar que você mudou, mas a verdade é que você está se preparando para viver um vida extraordinária, muito além de apenas mais uma proposta de virada de ano.

]]>
0
Como usar a mentalização para turbinar seus resultados no esporte http://fernandoguerreiro.blogosfera.uol.com.br/2019/12/07/como-usar-a-mentalizacao-para-turbinar-seus-resultados-no-esporte/ http://fernandoguerreiro.blogosfera.uol.com.br/2019/12/07/como-usar-a-mentalizacao-para-turbinar-seus-resultados-no-esporte/#respond Sat, 07 Dec 2019 07:00:30 +0000 http://fernandoguerreiro.blogosfera.uol.com.br/?p=957 Foco no treino

Crédito: iStock

Muitos psicólogos esportivos estão usando a visualização ou mentalização para ajudar os atletas no treinamento, levando-os a reforçar suas habilidades mentais.

Basicamente, a visualização consiste em criar eventos e acontecimentos na mente, algo que fazemos no dia a dia muitas vezes sem notar.

Sempre que desejar alcançar algo, todo o processo de conquista inicia-se pela imaginação, um estímulo da mente, tudo o que você sonha você pode realizar, visualizar e imaginar a forma com que alcançará o seu sonho é o primeiro passo para conseguir.

Como iniciar

– O ideal é que você encontre um lugar confortável, em que consiga ficar tranquilo e possa relaxar a sua respiração, com os olhos fechados.
– Imagine-se melhorando sua técnica, melhorando sua passada na corrida ou levantando uma carga elevada em um exercício, por exemplo.
– Intensidade máxima, imagine-se terminando sua série de tiros exausto com os tempos mais baixos.
– Pense em você treinando com mais força.
– Não coloque o seu foco nos erros, visualize apenas as melhoras que você deseja.
– Perceba as emoções, preste a atenção em como você está feliz, sinta a adrenalina da performance, será de arrepiar. Sinta-se satisfeito com seu esforço.
– Observe a linguagem corporal ao obter êxito nos seus treinos, em suas provas.

Benefícios da mentalização

– Concentração mental;
– Preparação emocional;
– Melhor execução da técnica;
– Execução de táticas e estratégias;
– Menos riscos de ser pego de surpresa e não saber o que fazer;

No momento que você estiver no meio dos seus desafios, o seu corpo e a sua mente terão facilidade de recriar as ações que já foram mentalizadas, é como se você já tivesse alcançado seus objetivos, mesmo que ainda apenas de forma mental. 

]]>
0
Como definir suas metas de maneira inteligente e ter melhor performance http://fernandoguerreiro.blogosfera.uol.com.br/2019/11/30/como-definir-suas-metas-de-maneira-inteligente-e-ter-melhor-performance/ http://fernandoguerreiro.blogosfera.uol.com.br/2019/11/30/como-definir-suas-metas-de-maneira-inteligente-e-ter-melhor-performance/#respond Sat, 30 Nov 2019 07:00:52 +0000 http://fernandoguerreiro.blogosfera.uol.com.br/?p=950

Crédito: iStock

Para adquirir bons resultados no treino, a primeira e mais importante coisa é saber o que você deseja conquistar e como chegar pretende chegar lá –e isso não é importante apenas no esporte, mas também na vida.

Quando for estipular suas metas, seja o mais inteligente e racional possível. Muitas vezes, nos empolgamos e no calor da emoção traçamos planos insustentáveis –como querer ter o corpo magro e definido em em um mês ou correr uma maratona sem nunca ter completado 10 km. Use sua mente ao seu favor e defina metas possíveis de alcançar, para que não se frustre no meio do caminho.

Seja muito específico em relação aos seus objetivos, dessa forma será muito mais fácil de alcançá-los.

Estabeleça metas mensuráveis, quanto mais você puder quantificar o seu progresso, mais claro serão os seus resultados e, dessa forma, você conseguirá reconhecer o seu progresso.

Sempre pense em metas alcançáveis, realistas.  A cada meta alcançada o seu nível de confiança aumentará e você perceberá que os seus objetivos são acessíveis, mesmo sendo muito desafiadores.

Crie metas que sejam importante para você, quanto mais relevante for seu objetivo maior será sua dedicação.

Toda meta deve ter um tempo de início, duração e encerramento. Você terá mais chances de alcançá-las quando estipular um período para se dedicar e concluir suas metas.

Tome cuidado para não se sobrecarregar com os seus objetivos, concentre sua energia em metas específicas e bem selecionados, um passo de cada vez.

Seja flexível com você mesmo: no meio do caminho as coisas podem mudar, tenha sensibilidade com a adaptação. Algumas variações podem acontecer, a sua disponibilidade de tempo, problemas pessoais, lesões etc. Se for muito rígido com você mesmo, provavelmente irá desistir dos seus objetivos. Porém, se pensar bem, você poderá se readaptar e continuar em frente.

Ao longo do caminho sempre surgirão dificuldades, bloqueios. Mas pense que quando uma tarefa se torna um desafio, o valor será agregado cada vez mais no resultado final. Coisas que vem fácil nem sempre recebem o devido valor. 

Para que você possa se manter progredindo em longo prazo e melhorando sua performance, é muito importante que seja estratégico e tenha uma base bem estruturada. Trace metas inteligentes e não pare.

]]>
0
Quais as vantagens da esteira? Quantos treinos por semana posso fazer nela? http://fernandoguerreiro.blogosfera.uol.com.br/2019/11/23/quais-as-vantagens-da-esteira-quantos-treinos-por-semana-posso-fazer-nela/ http://fernandoguerreiro.blogosfera.uol.com.br/2019/11/23/quais-as-vantagens-da-esteira-quantos-treinos-por-semana-posso-fazer-nela/#respond Sat, 23 Nov 2019 07:00:44 +0000 http://fernandoguerreiro.blogosfera.uol.com.br/?p=941

Crédito: iStock

Os corredores têm uma relação de amor e ódio com a esteira. E, seja você da turma que não gosta, seja da turma que adora o aparelho, saiba que ele tem muitos e benefícios e realizar alguns treinos no equipamento pode ajudar no ganho de performance –quando intercalado com corridas na rua.

A seguir, listo sete motivos para você investir na corrida na esteira e depois explico quantas vezes por semana costumo indicar que meus alunos façam treinos indoor.

1. Como não há resistência do vento, subidas e curvas, na esteira você consegue correr mais rápido do que a velocidade que está habituado na rua, mantendo a mesma frequência cardíaca e carga aeróbica. O benefício disso é a possibilidade de trabalhar sua biomecânica numa velocidade acelerada sem a mesma carga de esforço. Seu corpo vai “aprender” como correr mais rápido sem ser exigido mais intensamente.

2. Na esteira é possível treinar com mais intensidade. pois você tem controle total da velocidade. Assim, fica mais fácil definir um ritmo perto do seu limite e  e se “obrigar” a manter-se além da zona de conforto –na rua, conforme cansamos, é natural diminuir o ritmo, já na esteira é preciso apertar um botão (e você pode se esforçar para não fazer isso).

3. Permite melhor controle das variáveis do treino como velocidade, inclinação, progressão de velocidade etc.

4. Ajuda a melhorar a técnica. Normalmente, as esteiras estão em frente ou do lado de um espelho e você consegue se observar em todo movimento corrigindo possíveis erros posturais. Além disso, na esteira há menos distrações e você consegue ficar concentrado na realização dos movimentos.

5. O impacto e a fadiga muscular são menores e você conseguirá desenvolver carga aeróbia, frequência cardíaca alta, treinar velocidade, gerando menos desgaste.

6. O risco de lesões é mais baixo (devido ao menor impacta) e a retomada de alguma lesão se torna mais fácil. A esteira proporciona mais amortecimento das passadas e também, como você tem o controle das variáveis, poder evitar subidas ou descidas –dependendo da sua lesão isso é fundamental para não sentir dor  ou sobrecarregar o corpo.

7. É mais prático e cômodo. Você pode correr em qualquer horário (se tiver uma esteira em casa) sem se preocupar com segurança, sol, chuva, frio etc.

Quantas vezes você pode treinar na esteira?

Com tantas vantagens, é comum algumas pessoas fazerem a maior parte do treino na esteira. Eu indico que seja feito somente um ou no máximo dois treinos por semana na esteira, pois a corrida no aparelho não substitui os treinos na rua. No asfalto, você terá contato com elementos que te prepararão para o dia da sua prova. Os treinos na rua e na esteira devem se intercalar, um complementa o outro.

Deixe para fazer na esteira os treinos que você tem mais dificuldade de executar na rua, por causa de agenda ou de condições climáticas.

]]>
0
Como retornei ao esporte após superar depressão e completei o Ironman 70.3 http://fernandoguerreiro.blogosfera.uol.com.br/2019/11/16/como-retornei-ao-esporte-apos-superar-depressao-e-completei-o-ironman-70-3/ http://fernandoguerreiro.blogosfera.uol.com.br/2019/11/16/como-retornei-ao-esporte-apos-superar-depressao-e-completei-o-ironman-70-3/#respond Sat, 16 Nov 2019 07:00:21 +0000 http://fernandoguerreiro.blogosfera.uol.com.br/?p=932

Reprodução do Instagram

O final de semana de 10 de novembro de 2019 foi um dos maiores momentos da minha jornada esportiva. Nesse dia, completei meu primeiro Ironman 70.3 (1.9 km de natação, 90 km de bike e 21,097 km correndo), uma alegria que não cabia dentro de mim.

A decisão de correr esta prova veio depois de um episódio que quase tirou a minha vida.
Eu sempre tive uma vida atlética, nos últimos três anos corri três maratonas (42 km) e duas ultramaratonas (75 km cada). O desafio das competições sempre me trouxe evolução e desenvolvimento pessoal. Em meados de novembro de 2018 eu abandonei meus treinos, alguns meses depois fui diagnosticado com depressão.

Eu estava vivendo uma temporada de muita instabilidade emocional, muitos altos e baixos, me pressionava a viver experiências que não condiziam com quem eu sou, e o resultado de tudo foram os pensamentos suicidas.

No período deste diagnóstico, descobri que aconteceria este triatlo aqui em São Paulo e, no mesmo instante, pensei que este desafio seria o melhor remédio para minha depressão.

Foi aí que uma jornada de oito meses começou. Nela, eu ressurgi, sai do fundo do poço para viver uma das maiores conquistas da minha vida.

Treinar para um Ironman exige muita determinação e disciplina, requer que você se conheça a cada dia e a extraía o seu melhor em todos os treinos.

“Existe um ponto muito interessante nesta história, eu não sabia nadar e também não tinha uma bicicleta pra treinar, ou seja, de três modalidades eu só sabia correr.”

Foi justamente estás dificuldades que me fizeram lutar e agarrar com unhas e dentes a chance de mudar minha vida. Consegui uma bicicleta emprestada e aprendi a nadar em pleno inverno. Usei minhas maiores limitações para obter mais forças.

E foi desta forma que a cada sessão de treino eu conseguia enxergar a evolução do meu condicionamento físico junto com a resolução de muitos problemas, trazendo pra minha vida paz e estabilidade emocional.

Eu não usei o esporte pra fugir da minha realidade, como se fosse uma válvula de escape, pelo contrário, ali eu encontrava forças e ferramentas para todos os dias mudar a minha realidade.

Hoje, aqui estou eu pra dizer que já concluí um Ironman 70.3 e estou 100% tratado da minha depressão, minha visão a cerca da vida mudou. Antes, o que me machucava hoje é combustível para me levar em frente.

Não fuja dos seus problemas, você consegue vencê-los, não fixe os olhos nas limitações, use-as como ferramenta de poder.

]]>
0