Topo

Fernando Guerreiro

Crie compromisso! Veja 3 passos simples para manter regularidade no treino

Fernando Guerreiro

05/09/2020 04h00

Crédito: iStock

Você treina há anos, mas nunca consegue manter a regularidade e várias vezes já se sentiu frustrado por não conseguir bater suas metas e conquistar seus objetivos?

Uma forma bem simples de manter a motivação e o compromisso com a rotina de exercícios é registrar em uma agenda, com muitos detalhes, cada atividade que você fará na próxima semana ou no próximo mês.

Um estudo social feito em 2015 pediu que 248 pessoas seguissem uma rotina de treinos. Essas pessoas estava  divididas em três grupos.

  • Grupo A – formado por pessoas que não tinham o hábito de se exercitar.
  • Grupo B – formado por pessoas que já tinha hábito de se exercitar.
  • Grupo C – formado por pessoas sedentárias e praticantes de atividades físicas, sendo que ambos deveriam anotar na agenda quando, onde e como iriam se exercitar.

Ao final do estudo, o grupo A teve 37% de engajamento em suas atividades físicas enquanto o grupo B, formado por pessoas que já se exercitavam, teve apenas 31% de engajamento. A surpresa foi o grupo C, que atingiu 91% de engajamento.

O que o estudo buscava comprovar é como o comprometimento das pessoas aumenta quando elas determinam detalhes específicos do treino em suas agendas. Ficou interessado em melhorar seu engajamento no treino? Simples, vamos lá.

Passo 1: reserve um tempo no final de semana, por exemplo, para registrar em sua agenda o dia e horário de todos os treinos da próxima semana –ou do próximo mês, se tiver uma planilha de treino de longo prazo. Coloque cada atividade como se fosse uma reunião e programe alertas para o dia anterior ao evento. Dessa forma, você trará importância para seu treino e o tornará um compromisso.

Passo 2: quando anotar o treino na agenda, já escreve também onde irá se exercitar, parque, academia ou em casa, não importe, seja onde for, escreva o local exato em que você estará naquela data para se exercitar.

Passo 3: determine também a atividade que irá executar em treino e escreva detalhes de como será o exercício. Quando mais específico, melhor. Exemplo, treino de musculação para pernas, com X séries dos exercícios W, X, Y, Z; ou treino de tiros de corrida, com X séries de X metros. Quando ver isso na agenda, você já imaginará o treino, gerando um compromisso.

A maior intenção desses três passos é gerar comprometimento. Então, faça isso agora mesmo! Com essas medidas simples, você aumentará seu engajamento e poderá melhorar seus resultados não só nos treinos, mas em outras áreas da sua vida.

Sobre o autor

Fernando Guerreiro é formado em Educação Física, especializado em treinamento funcional e ultramaratonista. Também é head coach da We Move Brasil, equipe especializada em desenvolver um estilo de vida saudável e transformador.

Sobre o Blog

Dicas e mensagens motivacionais para os homens que desejam melhorar a cada dia seu estilo de vida através da atividade física. Um espaço para tirar dúvidas e também para encontrar a motivação que o levará a quebrar barreiras físicas e mentais.