Topo

Fernando Guerreiro

Você sabe o poder da gratidão?

Fernando Guerreiro

18/07/2020 04h00

Crédito: iStock

O que é gratidão? É quando você expressa seu agradecimento a alguém que te ajudou durante a sua vida.

Cada vais mais presente no mundo virtual, geralmente compartilhar com a #gratidão e uma foto legal, a gratidão também pode e deve ser praticada no mundo "offline" e traz benefícios como:

– Melhora do humor;
– Mais disposição para ajudar outras pessoas;
– Mais disposição para praticar exercícios físicos;
– Combate a insônia e, como consequência, aumenta a produtividade (perder duas horas de sono é equivalente ao beber 6 latas de cerveja, o que afeta seu rendimento);
– Ajuda a sentir mais as emoções positivas (por incrível que pareça, temos quatro emoções negativas para cada uma positiva);
– Reduz a preocupação e o estresse;
– Ajuda no processo de perda de peso (a hormônio do estresse, o cortisol, está ligado ao acúmulo de gordura corporal);
– Maior disponibilidade para apreciar coisas simples do dia a dia, aumentando o nível de felicidade e combatendo o viés da negatividade;
– Diminui o efeito da adaptação hedônica;
– A gratidão faz com que você desfrute o prazer por mais tempo das coisas que você já tem, diminuindo o consumo compulsivo.
– Ajuda a trazer o foco para o agora, capacidade de focar no presente, diminuindo a ansiedade e garantindo mais produtividade. Grande parte do tempo passamos ou remoemos o passado (remorsos) ou projetando o futuro (preocupação). Isso rouba nossa concentração nas tarefas atuais. O ontem é história, o amanhá é um mistério e o hoje é uma dadiva, por isso se chama presente.

Eu quero te convidá-lo para uma experiência de 21 dias consecutivos de gratidão. Você começará o seu "Caderno Diário de Gratidão" e todas as noites, antes de dormir, vai escrever 5 momentos bons que você viveu no dia e é grato por eles.

O mais legal é que manter seu caderno atualizado valerá por dois: você vai apreciar cada momento do dia e à noite, ao escrevê-los, vai relembrar as coisas boas que viveu.

Procure 5 motivos diferentes todos os dias para ser grato. A novidade libera um neurotransmissor chamado serotonina, que tem uma relação com a motivação, força de vontade e humor.

Além do diário, uma vez por semana você deve escrever uma carta de gratidão, para pessoas que de alguma forma marcaram sua vida e você deseja agradecer. Enquanto você estiver escrevendo a carta, seu cérebro produzira mais dopamina e isso fará com que aprecie mais suas interações sociais e tratará melhor as pessoas, assim terá mais prazer nos seus relacionamentos.

Muitas vezes nem é preciso enviar a carta, somente por expressar a gratidão, ao escrever, o cérebro já regulará melhor suas emoções.

Se quiser escrever cartas em uma frequência maior ou menor que uma vez por semana, tudo bem. Mas pense que quanto mais fazer isso, mais bem-estar você terá.

Pesquisas demonstram que as pessoas que mantiveram os 21 dias atualizando o caderno da gratidão se desenvolveram em muitas áreas da vida de forma muito mais rápida e positiva em relação as pessoas que não tiveram esta prática.

Topa essa experiência?

Sobre o autor

Fernando Guerreiro é formado em Educação Física, especializado em treinamento funcional e ultramaratonista. Também é head coach da We Move Brasil, equipe especializada em desenvolver um estilo de vida saudável e transformador.

Sobre o Blog

Dicas e mensagens motivacionais para os homens que desejam melhorar a cada dia seu estilo de vida através da atividade física. Um espaço para tirar dúvidas e também para encontrar a motivação que o levará a quebrar barreiras físicas e mentais.