Topo

Fernando Guerreiro

Você está treinando adequadamente na quarentena?

Fernando Guerreiro

06/06/2020 04h00

Crédito: iStock

Se você abrir suas redes sociais agora, quantos treinos no feed ou ao vivo achará? Com certeza, muitos não é mesmo? E como saber se o treino que você está fazendo está adequado para os seus objetivos e necessidades?

Você consegue mensurar se a carga do treino, os exercícios ou as repetições estão adequadas para o seu condicionamento físico?

Por que esse assunto hoje?

Muitas pessoas sentem-se motivadas e desafiadas a começar alguma atividade física neste período. Porém, geralmente a nova rotina dura pouco tempo, pois a experiência no treino não é nada benéfica, pelo contrário, é assustadora.

Com o crescimento dos treinos via redes sociais, não é fácil saber qual escolher para começar. Com tantas opções, não sabemos se experimentamos aquele que parece ter uma "vibe legal", o que está bombando de audiência ou aquele que parece trazer inúmeros benefícios para o momento.

Bom, a primeira coisa que você deve fazer antes de seguir um programa de atividade físicas online (ou presencial) é se certificar que o treinador online está apto para conduzir as atividades. Ou seja, a pessoa precisa ser um profissional de educação física e não alguém que "entende do assunto" pois tem o corpo definido e malha há anos com o personal X.

Já checou se o treino foi elaborado por um profissional capacitado? Então, o próximo passo antes de iniciar a atividade física é conversar com o treinador (pode ser por mensagem) e contar a ele suas necessidades e objetivos. Pergunte como será o treino, se é muito intenso e se é adequado para o seu nível de condicionamento.

Sinais que indicam que o treino não está adequado para você

Se nos dias após começar a se exercitar você sentir muitas dores –não aquela dor normal de treino, mas aquela que dificulta os movimentos ao ponto de ser difícil sentar na cadeira ou se mexer direito –, provavelmente a intensidade do treino não está adequada para você.

Você tem conseguido executar os exercícios com qualidade e segurança ou tem feito de qualquer forma, por não ter experiência com os movimentos propostos? Quando termina a sua sessão de treino, a sensação é de dever cumprido ou "o que eu tô fazendo aqui?"

Pense com cuidado nesses pontos. Se a resposta para os dois for sim, também é o caso de reavaliar a atividade escolhida e, talvez, buscar um outro treino.

Com um treino adequado para o seu condicionamento físico, certamente você irá conquistar inúmeros benefícios em curto e longo prazo, como fortalecimento dos ossos e músculos, melhora da resistência física, redução do estresse, melhora do humor e de quadros depressivos, controle da pressão arterial e da glicemia, melhora da qualidade do sono etc. Aproveite!

 

Sobre o autor

Fernando Guerreiro é formado em Educação Física, especializado em treinamento funcional e ultramaratonista. Também é head coach da We Move Brasil, equipe especializada em desenvolver um estilo de vida saudável e transformador.

Sobre o Blog

Dicas e mensagens motivacionais para os homens que desejam melhorar a cada dia seu estilo de vida através da atividade física. Um espaço para tirar dúvidas e também para encontrar a motivação que o levará a quebrar barreiras físicas e mentais.