Topo

Fernando Guerreiro

Pular corda é um ótimo exercício aeróbico; veja técnicas e dicas de treinos

Fernando Guerreiro

30/05/2020 04h00

Crédito: iStock

Você sente saudade terminar o seu treino suado, gotejando? Sente saudade de um treino de alta intensidade, ou apenas de um treino aeróbico? Pois sabia que pular corda é uma ótima opção para trabalhar o condicionamento cardiorrespiratório nesse momento em que estamos em casa, evitando modalidades ao ar livre como correr e pedalar.

Por ser um exercício usado no aquecimento de diversas modalidades –e um ótima brincadeira de criança –, muitas pessoas não consideram pular corda um treino em sim. Mas dá para fazer, sim, um treino muito intenso e completo só pulando corda. Veja alguns benefícios dele:

  • Fortalece a musculatura das pernas;
  • Melhora o condicionamento aeróbico e a resistência física;
  • Trabalha a agilidade;
  • Desenvolve o equilíbrio e a coordenação motora;
  • Trabalha o core (região abdominal);
  • Proporciona um grande gasto calórico.

Um estudo mostra que em uma hora pulando corda você queima aproximadamente 800 calorias –ok, sei que não é fácil pular corda por 60 minutos, mas com 20 ou 30 minutos você já terá um bom gasto calórico. Para ter ideia, o mesmo estudo mostrou que pular corda só proporciona gasta calórico menor do que lutar boxe, correr em velocidade acima de 14 km/h, pedalar subindo uma montanha ou subir escadas correndo no esforço máximo.

Se interessou no exercício mas não sabe como começar? Deixa eu te ajudar…

Abaixo, mostro um treino intervalado de alta intensidade (HIIT) bem simples para você fazer em casa. Também compartilho um vídeo que postei em meu Instagram com algumas técnicas para realizar o exercício –e ainda tem um desafio no final do vídeo, topa encarar?

HIIT de 15 minutos com corda

  • Faça esta sequência 5 vezes:
  • 2 minutos pulando corda em alta intensidade
  • 1 minuto em posição de prancha

 

Ver essa foto no Instagram

 

Técnica + desafio… quem topa?

Uma publicação compartilhada por Fernando Guerreiro We Move (@guerreiro.lifestyle) em

Sobre o autor

Fernando Guerreiro é formado em Educação Física, especializado em treinamento funcional e ultramaratonista. Também é head coach da We Move Brasil, equipe especializada em desenvolver um estilo de vida saudável e transformador.

Sobre o Blog

Dicas e mensagens motivacionais para os homens que desejam melhorar a cada dia seu estilo de vida através da atividade física. Um espaço para tirar dúvidas e também para encontrar a motivação que o levará a quebrar barreiras físicas e mentais.