Topo

Fernando Guerreiro

Quatro dicas bem simples para melhorar seu bem-estar e qualidade de vida

Fernando Guerreiro

25/04/2020 04h00

Crédito: iStock

Levamos uma vida muita corrida e, diversas vezes, as pequenas coisas podem passar desapercebidos. Mas, nesse momento de tantas mudanças, pode ser a hora de prestar atenção nos detalhes.

Buscamos soluções para os problemas sempre nas coisas mais difíceis, ou naquilo que nos custa mais caro. Parece que para algo ter valor precisa sempre ser fruto de um sacrifício. Mas não é bem assim. Muitas coisas simples, quando seguidas com regularidade, podem alterar nosso bem-estar e promover muito mais saúde, por mais clichê que pareça.

Hoje, vou focar em quatro atitudes muito simples que, se forem seguidas regularmente, trarão ótimos resultados para seu treino, saúde e bem-estar.

1. Durma bem Um sono de qualidade não está somente conectado à quantidade de horas, mas também a qualidade. Enquanto dormimos, são liberados muitos hormônios essenciais para revitalização do nosso organismo, aumentando nossa imunidade. Assim, ficamos protegidos de uma série de doenças, enquanto dormimos nos horários certos recarregando nossas pilhas. Portanto, mudar o relógio biológico nunca será algo favorável para nossa saúde ou para o o bem-estar.

2. Exercite o seu corpo Mais uma vez  a solução aqui não está ligada à quantidade e, sim, à qualidade. Você precisa escolher bem o que irá fazer. Por mais cansado ou sem energia que possamos nos sentir, praticar atividade física ainda será uma das melhores coisas a se fazer para manter o nível de qualidade vida alto. O sentimento de cansaço é um sinal evidente de que seu corpo precisa de energia. Enquanto nos exercitamos (que não deixa de ser uma maneira de meditação ativa), alguns hormônios essenciais para o bem-estar e paz interior são liberados. Se você deseja mais vitalidade, precisa fazer coisas que provam isso, exercício físico é uma ferramenta incrível para construir um corpo forte e cheio de energia.

3. Valorize a sua alimentação Enquanto comer se pergunte: "Estou alimentando o meu corpo ou estou alimentando a minha alma?". Existe uma grande diferença entre se alimentar para saciar algumas carências emocionais e se alimentar para fins de nutricionais. Experimente consumir alimentos mais leves, naturais, que em vez de te fazer sentir-se cheio, até com mal-estar, te forneçam os nutrientes que precisa. Desta forma você conseguirá adquirir mais energia e, então, mais força para o seu treino e também melhorará sua qualidade do sono. Além de que uma alimentação saudável promove maiores níveis de concentração e performance.

4.  Cuide da sua mente Ela é como o motor do seu carro: se não estiver limpo e em boas condições, o automóvel não conseguirá atingir o potencial máximo. Da mesma forma, se sua mente não estiver em boas condições trabalhando de forma saudável. Automaticamente, os seus resultados não chegarão no nível ideal que você consegue. Para que sua mente seja como um motor intacto, tire tempo para meditar e se conhecer melhor. Converse mais com pessoas que já passaram por algo parecido ao que você sente e conseguiram vencer. É muito importante que não ignore os seus pensamentos e sentimentos, não ache que isso é besteira ou "mimimi". Você não precisa ser um robô, tudo bem sentir que está fora do controle. Leia mais, algumas literaturas podem te levar para uma jornada de autodescoberta incrível. Não menospreze a ajuda de um profissional.

Perceba como uma coisa se conecta com a outra. Logo, se uma delas não estiver rodando como deveria, um desequilíbrio está instalado no seu sistema, chamado organismo.

Sei que parecem dicas bem bobas, porém, se você se atentar e tomar os devidos cuidados, conseguirá aumentar muito a sua qualidade de vida, seu bem-estar, desta forma você conseguirá diariamente atingir seu potencial máximo. 

Sobre o autor

Fernando Guerreiro é formado em Educação Física, especializado em treinamento funcional e ultramaratonista. Também é head coach da We Move Brasil, equipe especializada em desenvolver um estilo de vida saudável e transformador.

Sobre o Blog

Dicas e mensagens motivacionais para os homens que desejam melhorar a cada dia seu estilo de vida através da atividade física. Um espaço para tirar dúvidas e também para encontrar a motivação que o levará a quebrar barreiras físicas e mentais.