Topo

Fernando Guerreiro

Seja menos crítico e vença esse sabotador que atrapalha seus resultados

Fernando Guerreiro

04/04/2020 04h00

Crédito: iStock

Provavelmente você assim como eu e muitas outras pessoas em algum momento de toda esta temporada difícil se deparou com alguma crise, seja ela financiaria, seja emocional, seja familiar, seja de saúde.

Pensando mais a fundo nesta questão das crises pessoais, imagine comigo: se em tempos normais já é bem complicado conseguirmos um nível de crescimento, em busca da plenitude, então como está sendo agora, quando que tudo está muito mais intenso?

Para superar as dificuldades, não somente nessa etapa de isolamento, mas em toda a vida, é muito importante conhecer e saber driblar os principais sabotadores do ser humano. Esses sabotadores são um conjunto de padrões mentais automáticos e habituais que trabalham contra o que é melhor para você.

Alguns autores apontam que temos dez tipos de sabotadores. São eles: crítico, insistente, vítima, esquivo, prestativo, hiper-realizador, inquieto, hipervigilante, controlador e hiper-racional.

Hoje, vou focar em explicar o "crítico", que considero ser o principal e mais prejudicial sabotador, pois ele tende a abrir portas para todos os outros sabotadores.

O "crítico" está está presente na vida de todas as pessoas. Ele traz uma carga excessiva de negatividade, faz com que você sempre ache defeitos em si.

A ativação deste sabotador gera um grau de ansiedade e estresse muito alto. E o pior, o grau de culpa gerado pelo "crítico" faz com que a pessoa se sinta envergonhada e decepcionada com ela mesma, com as circunstâncias e com outras pessoas também.

Esse sabotador "conta uma mentira" para seu cérebro para que possa possa continuar "instalado" na sua mente. Essa mentira é que, sem o "crítico", você irá se transformar em um ser preguiçoso, que não terá ambição e que não irá muito longe.

O "crítico", quando muito acentuado, não permite que a pessoa estabeleça relacionamentos saudáveis, em qualquer área da vida. Por isso, é muito importante controlá-lo. O primeiro passo para impedir que qualquer sabotador prejudique seus resultados é identificá-lo e entender quanto ele o afeta.

O simples fato de identificar que você está sendo crítico demais com si mesmo vai gerar uma percepção maior sobre suas atitudes, fazendo com que algumas cobranças exageradas já mudem.

Outra coisa que ajuda é buscar ter mais empatia consigo mesmo e também com os outros, aumentando o nível de compaixão e compreensão.

O assunto dos sabotadores é bastante amplo e não dá para tratar apenas em um post, mas voltarei a falar do assunto aqui em outros dias. Se você quiser entender mais sobre o "crítico" e conhecer melhor os outros nove sabotadores, fazer um teste para identificá-los e aprender ferramentas para vencê-los no dia a dia, pode também ler meu ebook gratuito Vença a Batalha Contra Si Mesmo. Nele, você encontra dicas para conseguir crescimento e evolução como pessoa.

 

Sobre o autor

Fernando Guerreiro é formado em Educação Física, especializado em treinamento funcional e ultramaratonista. Também é head coach da We Move Brasil, equipe especializada em desenvolver um estilo de vida saudável e transformador.

Sobre o Blog

Dicas e mensagens motivacionais para os homens que desejam melhorar a cada dia seu estilo de vida através da atividade física. Um espaço para tirar dúvidas e também para encontrar a motivação que o levará a quebrar barreiras físicas e mentais.