Topo

Fernando Guerreiro

Como o exercício físico na gravidez auxilia a saúde da mãe e do bebê

Fernando Guerreiro

14/03/2020 04h00

Crédito: Istock

Alguns meses atrás recebi uma notícia que sempre foi um sonho, minha esposa está grávida. Ainda bem no início, primeiras semanas, mas a vibe em casa já começou a ser de trabalho de parto, até relaxarmos e curtir a gestação.

Neste período, minha esposa parou de se exercitar, teve um "descanso" até ir ao médico para a primeira consulta e tirar muitas dúvidas.

Claro, respeitando cada caso, a atividade física durante a gestação é essencial para saúde do bebê e da mamãe, independentemente das semanas de gravidez.

Cada mamãe deve ser orientada pelo seu médico a cerca do que pode ou não fazer. Algumas estão liberadas pra ter uma vida de treino normal, outras, precisam de alguns cuidados.

Abaixo, veja os benefícios da prática de atividade física durante a gravidez:

– Correção postural, inibindo possíveis dores lombares, principalmente nos últimos meses de gestação. Exercícios para o CORE corrigem a postura e fortalecem a musculatura;
– Melhora da circulação sanguínea, corpo bem irrigado e as chances de desenvolver varizes são bem menores;
– Condicionamento físico pra executar as tarefas do dia a dia;
– Diminui o ganho de peso, quanto menos peso menor o cansaço pra mamãe;
– Diminuição do estresse: com atividade física o corpo se condiciona melhor diante dos desafios e desenvolve um melhor equilíbrio hormonal;
– Prevenção da depressão e controle da ansiedade. Com os exercícios, o corpo libera hormônios como serotonina e betaendorfina;
– Redução da pré-eclâmpsia, que é uma hipertensão induzida. Não muito comum, porém, exige um cuidado de perto;
– Aumenta a tonicidade do assoalho pélvico, com esta estrutura condicionada até o a incontinência urinária, além de reduzir os panos durante o parto natural;

 

Sobre o autor

Fernando Guerreiro é formado em Educação Física, especializado em treinamento funcional e ultramaratonista. Também é head coach da We Move Brasil, equipe especializada em desenvolver um estilo de vida saudável e transformador.

Sobre o Blog

Dicas e mensagens motivacionais para os homens que desejam melhorar a cada dia seu estilo de vida através da atividade física. Um espaço para tirar dúvidas e também para encontrar a motivação que o levará a quebrar barreiras físicas e mentais.