Topo

Fernando Guerreiro

Como a atividade física ajuda a aliviar o estresse e combater o burnout

Fernando Guerreiro

07/03/2020 04h00

Crédito: iStock

O estresse ocupacional tem roubado a qualidade de vida e a saúde de muitas pessoas e cada vez mais ouvimos falar sobre a Síndrome do Burnout (ou do Esgotamento Profissional), que vai além do estresse e pode causar exaustão físcia e mental, diminuição de energia, dor de cabeça, enjoo, crises de choro, taquicardia, resfriados constantes etc.

Talvez, sozinho seja difícil identificar os sintomas, já que a correria do dia dia não permite olhar para dentro e analisar a situação, portanto, fique atento se você sente ou convive com pessoas que apresentam:

⁃ Individualismo seguido de forte imediatismo;
⁃ Abandono de si mesmo;
⁃ Inversão de valores, coisas que antes eram fundamentais hoje não têm nenhum tipo de atenção;
⁃ Estupidez, desvalorização de pessoas e serviços, agressões físicas ou verbais;
⁃ Aversão a socializar, não responder emails, não retornar ligações, evitar diálogos;
⁃ Perda de personalidade, em alguns casos a confusão mental leva a pessoa a se tornar uma "planta";
⁃ Perda do senso de humor seguido de tristeza profunda, sendo indiferente, nada tem sentido;
⁃ E a fase mais emergencial que alguns colapsos mentais acontecem;

Como o exercício pode ajudar a combater o burnout

⁃ Tirar um tempo para se exercitar gera uma desconexão do mundo caótico, enquanto o corpo se exercita o cérebro tende a focar nas respostas físicas dos exercícios, é como uma meditação ativa;
⁃ Colocar o corpo para treinar equilibra o nível do cortisol (hormônio do estresse) e de outros hormônios;
⁃ Exercícios combinados com boa alimentação aumentam o nível de endorfina e serotonina, substâncias que relaxam e promovem bem-estar;
⁃ A qualidade do sono irá melhorar e, com isso, o cérebro terá tempo de descanso de qualidade –muito importante para reduzir o estresse;
⁃ Os resultados de uma rotina ativa aumentarão a autoestima;
⁃ Conhecer novas pessoas fora da pressão do dia a dia fará você relaxar e ver a vida de forma mais ampla;

Independentemente de qual esporte você escolher, simplesmente se dedique a ele, curta cada sessão de treino, aproveite cada momento. Além das questões físicas e fisiológicas, tirar um tempo para você é muito importante simplesmente para relaxar a sua cabeça, deixando os problemas psicológicos menos agressivos e também equilibrando suas emoções. 

Sobre o autor

Fernando Guerreiro é formado em Educação Física, especializado em treinamento funcional e ultramaratonista. Também é head coach da We Move Brasil, equipe especializada em desenvolver um estilo de vida saudável e transformador.

Sobre o Blog

Dicas e mensagens motivacionais para os homens que desejam melhorar a cada dia seu estilo de vida através da atividade física. Um espaço para tirar dúvidas e também para encontrar a motivação que o levará a quebrar barreiras físicas e mentais.