Topo

Fernando Guerreiro

Exercite-se 15 minutos todo dia nas férias; na volta, seu corpo agradecerá

Fernando Guerreiro

21/12/2019 04h00

iStock

Finalmente aquele período de descanso, de encontros, celebrações, as tão esperadas viagens de verão, tempo no qual tudo acaba em comida e bebida, merecidamente.

Pensando na volta das férias, período em que muitos se sacrificam e pagam o preço pelos excessos de comida e bebida e pela falta de atividade física das férias, vou deixar uma única dica preciosa que não te roubará as férias, e também não deixará você sair da sua rotina de exercícios.

Quando nossa mente condiciona nosso corpo a se movimentar por um tempo contínuo faz com que isso se torne um hábito, o que no início era extremamente sofrido com a prática se torna algo agradável e prazeroso. Esse é o poder do hábito, porém, na maioria das vezes, quando tiramos as merecidas férias deixamos de lado este hábito de se exercitar, e rapidamente nosso corpo volta ao hábito antigo de sedentarismo.

Por esse motivo que voltar a se exercitar depois de um período parado se torna uma missão e tanto. O seu corpo está desacostumado a se mexer e seu cérebro entende que todo aquele esforço não é mais necessário, então começa uma guerra mental para conseguir voltar a forma física de antes de parar.

Hoje a dica é: exercite-se por, pelo menos, 15 minutos todos os dias das suas férias, isso já será o suficiente para que seu corpo mantenha-se ativo e seu cérebro não perca este padrão de movimento constante e diário. Não precisa acordar muito cedo para isso, 15 minutos a menos de sono vai valer muito a pena quando você voltar aos treinos.

Essa atividade pode ser:
– Caminhada leve logo pela manhã antes do seu café da manhã;
– Passeio de bicicleta: seu turismo pode se tornar muito mais interessante;
– Se estiver em lugares aquáticos, faça natação;
– Meditação com alongamentos (existem apps incríveis que podem te ajudar, pesquise).

E se você está na pegada de treinos mais intensos, não precisa investir muito tempo, com estes mesmo 15 minutos diários conseguirá se manter em forma, pra você a melhor opção é o treino HIIT (Treino Intervalado de Alta Intensidade). Esse método é muito simples, basicamente são períodos curtos de exercícios que elevam a frequência cardíaca com curtos períodos de descanso.

Exemplo:
5 séries de
2 minutos pulando corda (se não tiver corda pode fazer qualquer outro exercício que eleve a frequência cardíaca, subir escada, polichinelos etc.)
1 minuto na prancha

Outro exemplo:
5 séries de
3 minutos correndo
1 minuto andando

Esses são dois exemplos simples, você pode usar sua criatividade e executar um treino diferente por dia durante todas as férias.

A opção de pular corda é muito boa, não ocupa espaço na sua mala de viagem e você pode fazer em qualquer lugar. Evite o sofrimento de voltar a se exercitar, movimente-se todos os dias.

Sobre o autor

Fernando Guerreiro é formado em Educação Física, especializado em treinamento funcional e ultramaratonista. Também é head coach da We Move Brasil, equipe especializada em desenvolver um estilo de vida saudável e transformador.

Sobre o Blog

Dicas e mensagens motivacionais para os homens que desejam melhorar a cada dia seu estilo de vida através da atividade física. Um espaço para tirar dúvidas e também para encontrar a motivação que o levará a quebrar barreiras físicas e mentais.