Topo

Fernando Guerreiro

Veja 4 dicas de como manter o pique para treinar em dias frios

Fernando Guerreiro

26/05/2018 04h00

Crédito: iStock

Para muitos, acordar cedo em dias normais já não é uma tarefa fácil. Agora, imagine no frio. Quando as temperaturas caem, academias, parques e estúdios esvaziam. Os alunos somem e parece que realmente só querem hibernar. Isso sem contar com as comidas e bebidas, que parecem ser ainda mais apetitosas nessa época do ano.

Não é à toa que o prejuízo é dobrado. Além de a frequência nos treinos não ser a mesma, ainda tem o fato de que as pessoas ingerem muito mais calorias do que o normal. O peso sobe e os músculos, somem.

Mas calma, vamos alinhas algumas coisas para você sair desse frio fazendo as pazes com a balança. Apesar de desconfortáveis, temperaturas baixas fazem nosso corpo queimar mais calorias para se manter aquecido –olha um ponto positivo aí.

Algumas estratégias bem simples vão ajudá-lo a se manter em forma nessa época do ano:

1. Planeje metas a curto prazo: promova desafios com você mesmo ou com seus amigos.
Um exemplo é colocar uma meta de quilometragem para correr na semana. Se você cumprir o desafio, ganha algum benefício, mas se não conseguir correr, ganha "castigos".

2. Chame seus amigos para treinar: combine as sessões da semana com seus amigos. Quem faltar pode pagar um café da manhã ou almoço. Acredite, essa estratégia simples vai gerar um compromisso com o treino.

3. Não dê chances para o boicote: prepare sua mala de treino um dia antes e deixe sua roupa preparada. Assim, quando você acordar já estará tudo organizado e você vai precisar perder tempo ou parar para pensar se vai sair de casa ou não. Se seus treinos forem noturnos, evite passar em casa antes de correr –sabemos que sua cama vai atraí-lo para um cochilo.

4. Lembre-se do verão: tente se lembrar que no verão passado você ficou desesperado com dietas e treinos para estar em forma. E isso só porque não treinou o suficiente no inverno. Vamos fazer diferente esse ano? Imagine que legal chegar a primavera e você estar em forma, sem desespero, podendo manter uma alimentação muito mais tranquila e livre de dietas milagrosas.

Não é tão difícil, vai. Pense nessas dicas e se empenhe. Quando o frio passar, você vai surpreender muitos com seus resultados –inclusive você.

Sobre o autor

Fernando Guerreiro é formado em Educação Física, especializado em treinamento funcional e ultramaratonista. Também é head coach da We Move Brasil, equipe especializada em desenvolver um estilo de vida saudável e transformador.

Sobre o Blog

Dicas e mensagens motivacionais para os homens que desejam melhorar a cada dia seu estilo de vida através da atividade física. Um espaço para tirar dúvidas e também para encontrar a motivação que o levará a quebrar barreiras físicas e mentais.