Topo

Fernando Guerreiro

6 dicas infalíveis para escolher bem sua academia ou grupo de treino

Fernando Guerreiro

05/05/2018 04h10

Crédito: iStock

Nos últimos anos, o mercado da saúde e da vida fitness cresceu de forma esmagadora. Hoje é comum encontrar uma academia, um estúdio de pilates, crossfit ou funcional a cada esquina. Além dos lugares fechados, os parques também fazem sucesso e tem uma assessoria em cada canto, seja de corrida ou treinamento em geral. No meio de tanta oferta fica difícil conseguir escolher qual seria a melhor escolha de treino.

Para tentar sanar essa dúvida, vamos falar de seis coisas fundamentais na hora de escolher onde você vai suar.

1) É um lugar licenciado para oferecer treinos?

Com a grande demanda de clientela, ninguém quer ficar de fora desta onda fitness. Mas será que todo espaço está regularizado e apto para atender as necessidades dos clientes? Pesquisar sobre a legalização do espaço previne que você passe por dores de cabeça no futuro, desde problemas com seu plano e contrato, até fechamento da sua unidade por conta de irregularidades. Acredite, é mais comum do que você imagina!

2) Os profissionais são licenciados?

Contar com profissionais formados e licenciados -além de ser lei- é fundamento básico para sua segurança durante a prática da atividade física. Um profissional que teve uma formação adequada vai te atender bem, com segurança e vai saber te conduzir para o caminho das conquistas e da evolução de forma sustentável.

3) Qual é a metodologia aplicada nos treinamentos?

O formato do treinamento oferecido se encaixa naquilo que você busca? Esse perfil de exercício é o que de fato vai te conduzir até aonde você deseja, ou será mais um investimento em vão? Estar certo de que o produto é para você te garantirá mais motivação e foco. Você pode tentar fazer aulas experimentais (leia mais sobre no item 6) para saber se o clima do treino tem mesmo a sua cara.

4) As cargas de treino são consideradas de forma saudável?

Treinar de forma inteligente, segura e moderada é o que vai garantir que você continuará a se desafiar e evoluir por muito tempo. Se você notar que esse ambiente é agressivo na hora de treinar, se pergunte se você está preparado ou disposto a experimentar mais daquilo. Saber a relação do treino com a saúde é sempre importante.

5) As promessas são reais?

Todo lugar vai querer te vender, mas é bom ser esperto para filtrar quanto daquilo é realidade e o quanto é marketing. Fique atento se as expectativas começarem a exceder o que parece possível. É um alerta de que você pode estar entrando em um lugar onde vai gastar tempo e dinheiro sem receber o que você espera de retorno.

6) Faça uma aula teste e se possível converse com os clientes atuais

Experimente ao máximo o produto, faça as aulas que te interessam, conheça os professores, veja como é a dinâmica do local. Só na prática você saberá se aquela atividade e ambiente estão fazendo bem para você. Mas não deixe de buscar por referências, é sempre bom ouvir quem está a mais tempo que você nessa assessoria, academia ou estúdio…Eles podem ter dicas e contar o que é legal na atividade e onde a academia está pecando, informações que podem pesar na balança na hora da decisão.

Bom, agora que você já tem alguns critérios para seguir, vá em busca de um bom local para por em prática aquilo que vai mudar sua vida. 

Sobre o autor

Fernando Guerreiro é formado em Educação Física, especializado em treinamento funcional e ultramaratonista. Também é head coach da We Move Brasil, equipe especializada em desenvolver um estilo de vida saudável e transformador.

Sobre o Blog

Dicas e mensagens motivacionais para os homens que desejam melhorar a cada dia seu estilo de vida através da atividade física. Um espaço para tirar dúvidas e também para encontrar a motivação que o levará a quebrar barreiras físicas e mentais.