Topo

Fernando Guerreiro

Sete atitudes simples que facilitam suas conquistas no treino

Fernando Guerreiro

31/03/2018 04h00

Alongar antes do treino

Crédito: iStock

Para iniciar uma atividade física ou manter a rotina de treinos de forma eficiente, você precisa cercar-se de hábitos que contribuem para alcançar suas metas –e ficar longe daqueles que o afastam de seus objetivos. O modo que nos dedicamos à saúde física e mental estabelece um padrão para nosso estilo de vida, envolvendo não só o exercício, como todas as outras áreas da vida.

Hoje, vou numerar algumas atitudes que vale a pena você seguir para ter bons resultados:

1 – Nunca deixe de fazer aquecimento
Você sabia que o aquecimento tem a função crucial de preparar o corpo para uma atividade mais intensa, aumentando gradualmente os batimentos cardíacos e o fluxo sanguíneo? Sempre leve a sério essa parte do treino, pois ela é essencial para você conseguir realizar com qualidade exercícios mais intensos e também ajuda na prevenção de lesões musculares. Cerca de 10 a 20 minutos de atividade em ritmo bem leve (caminhada ou trote, por exemplo) já funciona como um bom aquecimento.

 2- Respeite os dias de treino e de descanso 
Pouco exercício e muito exercício nunca são bons. Ficar vários dias sem treinar faz com que você perca os resultados conquistados e volte praticamente para a estaca zero ao retomar a atividade. Para assimilar os estímulos musculares e ter resultados, o corpo precisa ser exercitado periodicamente. Mas é sempre importante se atentar para os excessos também. Respeitar o período de recuperação do organismo faz parte do treino e é essencial para a evolução da performance. Em algumas atividades, o indicado é treinar dia sim e dia não. Já em outras você pode até malhar em dias seguidos, desde que varie a parte do corpo trabalhada ou a intensidade da atividade. Converse com seu professor para ajustar seu tempo de recuperação ideal.

3 – Varie o treinamento
Manter a mesma sessão de treino por muito tempo faz com que seu organismo se adapte ao estímulo. Com isso, o efeito do exercício diminui e o corpo para de evoluir. Variar o treinamento é muito interessante fisicamente falando e também para a parte psicológica, pois novos desafios vão motivá-lo ainda mais a treinar. Há inúmeras maneiras de variar um treino: você pode alterar exercícios, séries, números de repetições, duração, intensidade e até a modalidade.

4 – Foque na qualidade do treino
Passar horas na academia não garante que você tenha bons resultados. Hoje em dia, o que se leva muito em consideração é a intensidade aplicada no treinamento e não quanto ele demora. Diminuir descansos, evitar bate-papo, deixar o celular de lado são ótimas estratégias pra tornar seu treino mais eficiente.

5 – Tenha um fim de semana mais ativo
Você malha de segunda à sexta e passa o fim de semana no sofá? O seu corpo não sabe o que é sábado e domingo. Para o seu organismo, todos os dias são iguais. Deixar de se exercitar por dois dias pode atrapalhar a sequência de estímulo que os músculos vêm recebendo. Em alguns casos, vale até ter um dia de descanso total durante a semana para treinar no sábado ou no domingo. Quer outras boas razões para isso? Durante o final de semana você pode acordar mais tarde e malhar sem a pressão do relógio, combinar uma atividade física com os amigos ou até treinar em um lugar diferente –um parque longe de casa ou em uma trilha em uma cidade vizinha, por exemplo.

6 – Estipule metas atingíveis
Ter um objetivo é muito importante, desde que ele seja real pra você. Se espelhar nos resultados de outras pessoas pode trazer motivação por um tempo, mas é essencial entender que você tem seus próprios desafios. O principal sentido de ter uma meta que seja atingível é fazer com que você não se frustre e abandone sua rotina por falta de resultados. Portanto, trace objetivos alcançáveis e que podem ser atingidos em curto prazo.

7 – Entenda o sentido da atividade física na sua vida
Saber que o exercício vai proporcionar uma melhor qualidade de vida, elevar sua autoestima, sua confiança, sua saúde mental e seu desempenho em outras áreas da vida serve como motivação extra. Valorizar a sua saúde é o mesmo do que desejar ser mais produtivo o tempo todo, um corpo saudável com certeza é uma máquina que produz muito mais.

Tente colocar em prática essas coisas. Elas são simples, mas no final farão toda a diferença nos seus resultados.

Sobre o autor

Fernando Guerreiro é formado em Educação Física, especializado em treinamento funcional e ultramaratonista. Também é head coach da We Move Brasil, equipe especializada em desenvolver um estilo de vida saudável e transformador.

Sobre o Blog

Dicas e mensagens motivacionais para os homens que desejam melhorar a cada dia seu estilo de vida através da atividade física. Um espaço para tirar dúvidas e também para encontrar a motivação que o levará a quebrar barreiras físicas e mentais.