Topo

Fernando Guerreiro

Treinar vai além de emagrecer: melhora o trabalho, a relação, o sexo

Fernando Guerreiro

17/03/2018 04h00

Crédito: iStock

Se você soubesse que a atividade física não se resume a perder peso ou definir o corpo, que existe um mundo ainda desconhecido que vai além de queimar gordura ou ganhar músculos, você tentaria mais uma vez transformar o exercício em um hábito?

Ah, você até sabe disso, mas em sua cabeça o exercício está associado ao sentimento de vergonha ou ao sofrimento? Então, é hora de mudar isso. A atividade física traz inúmeros benefícios para seu dia a dia. Melhora o humor, a disposição, o rendimento no trabalho, o sexo. Não pense que ela faz parte de um mundo assustador, em que para obter resultados você precisa abrir mão de tudo que gosta. Um dos primeiros passos para pegar gosto pelo treino é tentar se livrar de pensamentos como:

— "Tá doendo, não aguento mais."
— "Ai que chatice isso, não vejo a hora que acabe."
— "Nossa, sou o único gordinho aqui."
— "Mas nunca que vou tirar a camiseta no meio desse povo sarado."
— "Nossa, olha o peso que ela levanta, eu nunca vou conseguir."
— "Que droga, fui o último a terminar o exercício."

Provavelmente, muitas dessas coisas já passaram em nossa mente algum momento, e tiraram nossa coragem e vontade de seguir na atividade física — ou experimentar uma modalidade nova. Então, deixe de pensar nos pontos negativos do exercício, ou que você está ali só porque quer ser magro ou forte. O esporte traz muitos benefícios e conhecê-los vai ajudar a desenvolver o seu prazer pelo treinamento.

Pois é, uma rotina de exercícios designada para o seu estado físico atual pode melhorar todas as áreas da sua vida, desde sentar e levantar da cadeira sem sentir dores até o desempenho sexual.

Praticar exercícios constantemente gera um ganho de força muscular que vai facilitar diversas tarefas do dia a dia. Subir ou descer uma escada, por exemplo, não será mais um problema aos seus joelhos. Abaixar para pegar algo no chão não colocará sua coluna em risco.

Ganhar força muscular ajuda muito na postura. Automaticamente, sua musculatura tonificada corrige sua força de sentar, diminuindo as dores nas costas, tensão no pescoço, e outros problemas de quem passa horas trabalhando na cadeira. Ao diminuir esses riscos e dores, sua disposição aumenta, assim como seu rendimento no trabalho –seja qual for sua profissão.

Ter uma rotina ativa também pode ser uma forma de salvar seu relacionamento. Com a correria do dia a dia, ter um momento com o parceiro(a) é coisa rara. Para muitos casais, treinar junto pode aproximá-los e fazer com que se tornem mais ligados. Nesse momento, um pode motivar e incentivar o outro, o que agrega mais valor ainda para a relação. Fazer exercício com seu companheiro(a) pode ser um programa que além de união traz mais saúde.

E você sabia que treinar ajuda e muito no desempenho sexual?

Sim, desde a construção de uma autoestima alta até na liberação de hormônios que aumentam o desejo sexual.  Muitas vezes, o que inibe uma pessoa no desenrolar das coisas é não se sentir bem com o próprio corpo, não estar feliz com ela mesma, não confiar que é capaz de conquistar a outra pessoa e depois dar conta do recado. Levar seu corpo para um desafio diário o deixará mais seguro, mais confiante e muito mais forte. Aos que buscam algo a mais, quando seu corpo está em treinamento, várias cargas hormonais são liberadas, aumentando de forma considerável o libido.

Então, você viu como estar com seu condicionamento físico em dia vai muito além de ficar sarado?

Não deixe ser tarde demais para fazer aquilo que você tanto deseja.

Sobre o autor

Fernando Guerreiro é formado em Educação Física, especializado em treinamento funcional e ultramaratonista. Também é head coach da We Move Brasil, equipe especializada em desenvolver um estilo de vida saudável e transformador.

Sobre o Blog

Dicas e mensagens motivacionais para os homens que desejam melhorar a cada dia seu estilo de vida através da atividade física. Um espaço para tirar dúvidas e também para encontrar a motivação que o levará a quebrar barreiras físicas e mentais.