Topo

Fernando Guerreiro

Ainda não cumpriu as promessas de Ano-novo? Estas dicas podem ajudar você

Fernando Guerreiro

03/03/2018 04h00

Crédito: iStock

Ano-novo chegou, o carnaval já passou e como estão as atividades que você prometeu começar em 2018?

Quando queremos alcançar um resultado, não podemos ficar negociando (enrolando) com nós mesmos para fazer algo. A cada negociação é uma meta que deixa de ser alcançada.

Preparei algumas dicas práticas para ajudar você a não deixar de lado as mudanças que deseja ter:

1 – Encontre uma modalidade que gosta

Se engajar de fato numa rotina de atividades físicas não é algo muito simples. Por esse motivo, é muito importante que você busque uma modalidade que seja desenhada para você. Se você é mais agitado, pode se dar bem em uma aula bike. Tem muito foco e concentração? Experimente a ioga. Não gosta de muito papo?  Que tal cair na piscina e fazer natação? Você é daqueles que adora o contato com pessoas? Um treino em grupo vai ser bem legal para conhecer uma galera que busca os mesmo objetivo, seja na academia, seja no parque. As opções são inúmeras. Experimente alguma dessas que de fato o desafie e o faça sorrir no final.

2 – Esforce-se para criar um hábito

Seu primeiro objetivo deve ser cumprir todas as sessões de treino que se propôs a realizar. Mesmo que seja um desafio no começo, insista, só assim conseguirá. Conforme você mantém a disciplina em se exercitar, isso se torna um hábito. Em algumas semanas, o que era um sacrifício se torna umas das partes mais gostosas do seu dia. Fora que com a frequência constante você consegue ir muito mais longe do que imagina.

3 – Defina várias metas

Não tenha só objetivos de longo prazo, como perder peso. Trace também metas curtas: aumentar os quilômetros de corrida, melhor o tempo em certa distâncias etc. Alcançar esses desafios pequenos vão aumentar sua motivação para treinar nos dias mais desanimados e cansativos — e no futuro chegar ao objetivo final. Quando você sabe onde quer chegar, fica muito mais fácil de se manter focado.

4 – Ajuste sua agenda

Construa uma rotina que o favoreça a cumprir com seus compromissos, inclusive o treino. Procure treinar perto da sua casa ou do seu trabalho, possibilidades que facilitam sua locomoção e fazem ganhar tempo. Quanto menos chances de autossabotagem, melhor. Lembre-se: mesmo na correria do dia a dia, você precisa ter um tempo para seu corpo. Cuidar da sua saúde vai permitir que você aumente seu rendimento em qualquer outra área da sua vida. Então, mantenha o foco em você, por mais dura que seja sua rotina, programa-se para ter um tempo só seu.

Não deixe ficar tarde novamente, você já sabe que deixar para cuidar de você perto das férias ou do verão não é legal. Sempre deu e sempre vai dar mais trabalho do que manter um rotina em longo prazo. Costumo falara aqui que, se sua saúde está em dia, as demais áreas da sua vida estarão bem, como consequência da sua saúde.

Faça o seguinte: pega sua lista de metas, respire fundo e vá para cima… Você é mais do que capaz de conquistar tudo o que desejou para o seu ano novo, só depende do quanto você realmente deseja tudo isso.

Sobre o autor

Fernando Guerreiro é formado em Educação Física, especializado em treinamento funcional e ultramaratonista. Também é head coach da We Move Brasil, equipe especializada em desenvolver um estilo de vida saudável e transformador.

Sobre o Blog

Dicas e mensagens motivacionais para os homens que desejam melhorar a cada dia seu estilo de vida através da atividade física. Um espaço para tirar dúvidas e também para encontrar a motivação que o levará a quebrar barreiras físicas e mentais.