Topo

Fernando Guerreiro

Os benefícios de treinar de manhã; e como acordar cedo para aproveitar isso

Fernando Guerreiro

24/02/2018 04h00

Crédito: iStock

Na correria que vivemos hoje, ter um momento para fazer exercícios e cuidar de nossa saúde está cada vez mais difícil. Para muitas pessoas, o único horário que isso pode ser feito é bem cedinho, quando o sol está começando a raiar.

Uma das vantagens de praticar atividade física pela manhã é que raramente há compromissos que impossibilitam o treino. Você nunca teve de fazer hora extra ou ir a uma happy hour às 6h, 7h da manhã, certo? Mas os benefícios não param aí…

Sei que os treinos matinais não são os mais animadores para muita gente, mas pense na oportunidade de ver a cidade vazia, sem trânsito, com clima fresco e um belo nascer do sol… São coisas que só quem acorda com o galo aproveita. Sem falar da bendita endorfina.

Quem não treina de manhã geralmente acorda na correria, em cima da hora para trabalhar, mal toma café e já sai para encarar um trânsito terrível (quando não come no carro). Resultado: estresse lá em cima logo às 8h. Ninguém merece esse mau humor, nem sua saúde merece que faça isso com ela. Já quem realiza exercícios cedinho recebe uma carga de hormônios que traz uma sensação de bem-estar, prazer e conquista, que se estende durante o dia todo.

Fora que começar o dia superando desafios promove um aumento da sua autoestima, que vai favorecê-l em muitas situações do dia a dia.

Conduzir sua manhã de uma forma que possa aproveitar melhor cada minuto do seu precioso tempo vai fazer com que seu dia tenha outro rendimento, sua concentração, seu humor, tudo muda para muito melhor. Você se torna mais produtivo. Dá conta de todas as reuniões, todos os e-mails, de qualquer problema.

Não consigo acordar cedo, e agora?

Sim, a cama aconchegante e o sono são grandes vilões de quem precisa acordar com o galo para se exercitar. No entanto, há algumas estratégias básicas que podem evitar a autossabotagem e ajudar você a tornar os treinos matutinos um hábito.

Uma delas é se programar na noite anterior e já separar tudo o que você precisa para fazer exercícios: roupa, tênis, relógio, toalha, coisas para tomar banho e se arrumar para o trabalho etc. Parece bobeira, mas quando você levanta muito cedo, qualquer tarefa simples pode roubar tempo e se tornar um pesadelo. Imagine abrir gavetas e pegar todos seus materiais enquanto a "casa dorme". Só de pensar o trabalho que isso dá já pode fazê-lo desistir de levantar para treinar.

Ainda nessa pegada de programação e organização, deixar os alimentos que você gosta ou precisa comer antes do treino separados e pré-preparados evita que acorde sem saber o que comer –e na correria coma qualquer coisa que não será o mais nutritivo para a performance.

Outra estratégia que adoto sempre e dá muito certo é programar dois despertadores, sendo que o primeiro toca um pouco antes do horário que devo levantar. Como assim? Muito simples: se preciso sair da cama às 5h20, programo o primeiro despertador para às 5h15. Aí, cinco minutos depois já estou em outro ritmo, pronto para o que preciso encarar. Seria um modo soneca ao contrário.

Então, você já organizou o que vai vestir, usar e comer, seu relógio tocou e não precisa acordar na correria, você tem tempo pra aproveitar seu café da manhã, e também deixa que seu sistema digestório tenha tempo pra digerir tudo o que você consumiu, o que evita mal estar durante o treino por estar de estômago cheio. Agora é só partir para a atividade física, receber aquela carga de endorfina e ter um ótimo dia!

E nunca esqueça, a cada modo soneca ativado um sonho seu volta a dormir.

Sobre o autor

Fernando Guerreiro é formado em Educação Física, especializado em treinamento funcional e ultramaratonista. Também é head coach da We Move Brasil, equipe especializada em desenvolver um estilo de vida saudável e transformador.

Sobre o Blog

Dicas e mensagens motivacionais para os homens que desejam melhorar a cada dia seu estilo de vida através da atividade física. Um espaço para tirar dúvidas e também para encontrar a motivação que o levará a quebrar barreiras físicas e mentais.