Topo

Fernando Guerreiro

Dicas para você sair do sedentarismo e correr seus primeiros 5 km

Fernando Guerreiro

20/01/2018 04h01

dicas para correr os primeiros 5 km

Crédito: iStock

Vamos começar 2018 com novos objetivos? O que acha de se preparar para correr uma prova de 5 km?

Então, vamos nessa… Hoje vou passar algumas dicas para você que ainda não corre ou está dando os primeiros passos no esporte. Vamos entrar em forma para atingir uma distância que é desafiadora, mas, se levado a sério o plano de treinamento, se torna muito gostosa de percorrer.

O fato de marcar uma data, ter uma prova para testar todo o seu esforço no treino vai aumentar sua disciplina e seu foco. Se você já está apaixonado pela corrida e acha que não consegue encarar esse desafio ainda, pare de pensar assim. Por mais que acredite o contrário, você já deu o primeiro passo em direção a essa conquista. Você tem o principal: a vontade. Agora, vamos unir seu desejo com os passos práticos pra conquistar sua primeira prova.

Um dos passos mais importantes antes de seguir um plano de treino é consultar um médico e também fazer uma avaliação física detalhada. Isso tanto para deixar você tranquilo em relação aos problemas de saúde que podem ser evitados quanto para avaliar os seus resultados de uma forma bem detalhada.

Não importa seu padrão físico hoje, se você se dedicar é possível

Pra iniciar esse desafio é necessário que haja um planejamento específico, seja buscando um profissional da área, seja seguindo planos online. Hoje, há bons aplicativos que promovem ótimos resultados. Não faz ideia de como é um treino de corrida? Nada mais é do que uma planilha ou uma lista com as atividades que você deve realizar até o período estimado. Essa planilha deve ser elaborada conforme as necessidades e a progressão do corredor. As planilhas geralmente indicam uma rotina de três treinos por semana, que podem ser executados no parque, na rua ou na esteira.

Algumas dicas pra que você obtenha êxito:

  • Busque sempre uma atividade voltada para seu condicionamento. Se você nunca correu, seja honesto e comece do início, construa uma base e treine para você.
  • Você precisa manter uma regularidade para atingir o condicionamento necessário para uma corrida. Seguir o treino indicado em cada dia vai melhorar seu condicionamento e permitir sua evolução.
  • Sempre que possível, os treinos devem ser realizados na rua, para que você se adapte ao esforço realizado na prova. O esforço no asfalto é maior do que na esteira e na rua ainda há fatores como calor, vento, curvas etc.
  • Muito importante: nas primeiras semanas de treinos, na fase de adaptação, foque no tempo da sua corrida, e não na distância percorrida.
  • Ter um parceiro de treino pode ajudar na disciplina e aplicação durante o treino.
  • Normalmente, corredores iniciantes  não conhecem os limites do corpo. A tendência é que eles acelerem para cumprir a distância determinada e fiquem sem energia no final. Tome cuidado com isso. Mantenha o foco no tempo que precisa cumprir de treino e encaixe um ritmo para conseguir completá-lo.
  • O descanso é uma tarefa tão importante quanto as gotas de suor no treinamento. É nesse período que o corpo se recupera adequadamente do esforço. Portanto, descanse bem. Com isso, você pode render mais a cada treino e também evita lesões.
  • Para promover uma melhor preparação não basta apenas correr, uma atividade complementar deve fazer parte do seu programa de treino. Pode ser musculação ou treino funcional. Alterne essas atividades com a corrida, de duas a três vezes por semana. Com essa rotina complementar você vai fortalecer os músculos exigidos na corrida, melhorando a performance e evitando lesões.

Agora que você disse sim, escolha sua prova, marque a data, mantenha o foco e vá para sua conquista. Quando cruzar a linha de chegada verá o campeão que essa jornada o tornou.

Boa prova!!!!

Sobre o autor

Fernando Guerreiro é formado em Educação Física, especializado em treinamento funcional e ultramaratonista. Também é head coach da We Move Brasil, equipe especializada em desenvolver um estilo de vida saudável e transformador.

Sobre o Blog

Dicas e mensagens motivacionais para os homens que desejam melhorar a cada dia seu estilo de vida através da atividade física. Um espaço para tirar dúvidas e também para encontrar a motivação que o levará a quebrar barreiras físicas e mentais.