Topo

Fernando Guerreiro

Perdeu a vontade de treinar? Veja 6 dicas para não desistir

Fernando Guerreiro

09/12/2017 04h00

Em todos os lugares, onde o "produto atividade física" é vendido, sempre encontramos um grande número de pessoas buscando por resultados e uma quantidade maior ainda de indivíduos desistindo dessa busca.

Começar uma atividade nova nunca é fácil, ainda mais quando ela é física. Para ajudá-lo a ter motivação, conquistar resultados e principalmente a se divertir, separei algumas dicas:

1. Não se apegue ao tempo

Não foque em seu relógio. O tempo não vai passar mais rápido se você ficar controlando-o. Desfrute ao máximo as sensações positivas que o treino proporciona e seja sensível a tudo aquilo que sentirá de bom. Admire a paisagem e faça amizades.

2. Encontre sua turma

Se você não tem disciplina para treinar sozinho, não há nada melhor do que encontrar um grupo para treinar junto. O treino coletivo tem muitos benefícios, começando pelo compromisso que você assume com outras pessoas, que levará você a ter mais disciplina e aumentará sua motivação. Essa conexão ajudará você a romper barreiras físicas e mentais e o aproximará de pessoas que buscam o mesmo que você.

3. Dê um passo de cada vez

Pense sempre que você está começando algo novo e não tem a obrigação de ser um atleta olímpico. O exercício deve trazer prazer à sua vida, e não sofrimento. Encarar duras jornadas de atividade, para quem está iniciando, pode ser traumatizante. Vá com calma e por partes, vencendo um limite por dia.

4. Ligue o som

Tenha sempre uma ótima trilha sonora preparada no seu celular. É cientificamente comprovado que ouvir músicas animadas durante a atividade física ajuda a manter a intensidade e diminui o impacto do esforço físico. Então prepare sua seleção e vamos nessa.

5. Varie seu treino

Quebre as regras da monotonia e procure sempre variar os estímulos do seu treino. Se possível, mude também o local de treinamento e faça aulas diferentes. Apesar de ter um foco exclusivo, temos várias maneiras de atingir o mesmo o objetivo. Torne sua jornada leve, descontraída e fuja do tédio.

6. Cuidado com métodos milagrosos

E isso vale tanto para a sua alimentação quanto para o treino. O mais importante são seus resultados a longo prazo e duradouros, quanto mais radical a conquista do resultado, mais difícil será sustenta-lo.

Agora é só colocar um sorriso, mexer seu corpo e manter sua saúde em dia.

 

Sobre o autor

Fernando Guerreiro é formado em Educação Física, especializado em treinamento funcional e ultramaratonista. Também é head coach da We Move Brasil, equipe especializada em desenvolver um estilo de vida saudável e transformador.

Sobre o Blog

Dicas e mensagens motivacionais para os homens que desejam melhorar a cada dia seu estilo de vida através da atividade física. Um espaço para tirar dúvidas e também para encontrar a motivação que o levará a quebrar barreiras físicas e mentais.