Topo

Fernando Guerreiro

Sem preguiça ou exagero: seguir sua planilha direito é o que traz resultado

Fernando Guerreiro

11/11/2017 04h00

Quem já passou pela experiência de treinar com planilhas? Ou com um treinador que falava exatamente o que você tinha que fazer no decorrer da semana, em quantas vezes e de que maneira?

Com o crescimento das assessorias esportivas, tanto físicas ou online, o uso de planilhas de treino cresceu bastante. Quase todos os alunos de serviços do tipo possuem o seu próprio cronograma, definido pelo treinador.

O grande objetivo do plano é fazer com que o atleta atinja o máximo de seu rendimento, só que de maneira segura. Diante disso, surgem basicamente três perfis de praticantes:

1. Aquele que negligencia a própria rotina de treinos, e sempre tem uma desculpa para nunca cumprir totalmente a proposta. Também faz tudo a sua maneira (corre 5km ao invés dos 8km recomendados, por exemplo), falta e ainda treina quando quer, abusando da desculpa clássica: a agenda cheia de compromissos!

2. O que excede a proposta de seu cronograma e não se contenta em fazer apenas o descrito na planilha, sempre dando "aquele algo a mais". Essa pessoa pensa que, extrapolando nas atividades pedidas, vai melhorar a performance mais rápido.

3: E o consciente e confiante no trabalho de seu treinador, sabe que todas as fases são importantes.

Em qual perfil você se encaixa?

Antes de mais nada, é importante dizer que negligenciar a rotina de treinos, e ainda achar que vai conseguir atingir seus objetivos, é um risco e pode ter sérias consequências. Não dá para correr uma prova sem pensar no dia seguinte, após cruzar a linha de chegada.

Ter em mente que nada é fácil e rápido nos gera um senso de responsabilidade, de nunca deixar as coisas para mais tarde. Até porque não é possível criar um bom condicionamento físico do nada, certo? Milagres não existem.

Além disso, sabia que treinar mais do que foi proposto (correr 15km em vez de 10km, por exemplo) pode te afastar do seu objetivo por excesso? Nosso corpo foi feito pra suportar uma carga limitada de treino, sendo preciso caprichar ainda em outros fatores, como descanso e alimentação. Fazer mais exercícios do que o necessário vai atrapalhar a sua evolução e ainda pode trazer alguma lesão.

Suas metas estão logo ali, conquiste-as com sucesso! Não existe nada melhor do que atingir nossos objetivos de forma prazerosa. Quanto mais você segue seu cronograma, mais sustentável serão seus resultados.

Exatamente por isso, vamos lá! Nem mais e nem menos. Procure por um profissional que tenha credibilidade e invista em sua saúde. O resultado? A tão sonhada conquista de seus objetivos.

Sobre o autor

Fernando Guerreiro é formado em Educação Física, especializado em treinamento funcional e ultramaratonista. Também é head coach da We Move Brasil, equipe especializada em desenvolver um estilo de vida saudável e transformador.

Sobre o Blog

Dicas e mensagens motivacionais para os homens que desejam melhorar a cada dia seu estilo de vida através da atividade física. Um espaço para tirar dúvidas e também para encontrar a motivação que o levará a quebrar barreiras físicas e mentais.